Na noite desta segunda-feira, 16, a Árbitra Assistente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Sandy Beatriz Konrad, e o Diretor Técnico de Arbitragem da Liga Esportiva Fronteirista (LEF), Jocemar Klein, estiveram no programa Bate Papo Esportivo para falar sobre experiências na arbitragem e participações em grandes competições.
Sandy, natural de Ervalzinho, no interior de São João do Oeste, integra o quadro da CBF desde 2024, e atua em partidas de diferentes competições. Ela destacou o início de carreira, a paixão pelo esporte e trouxe curiosidades do trabalho como Árbitra Assistente.
São 9 jogos pela CBF, além de um amistoso, no dia 24 de agosto, da Seleção Brasileira Sub-17 contra a Costa Rica, em Florianópolis. No entanto, este não foi o jogo mais marcante da carreira. “Acho que mais marcou foi a final do Regional ano passado, Cometa e Ouro Verde, pelo tempo de experiência. Foi um dos jogos que mais mexeu comigo” disse.
Sandy Konrad mencionou ainda as dificuldades no contato com atletas, as formas de conduzir a partida para não exaltar os ânimos de jogadores, comissão técnica e torcedores. “Nós temos que ter controle psicológico, pulso firme. Dentro da arbitragem, trabalhamos a parte psicológica, tem o pilar físico, mental, social e psicológico, para aprender a lidar com as emoções do jogo” explica.
Além disso, o machismo e o preconceito com as mulheres no futebol também foram abordados. Segundo Sandy, estes problemas afetam a trajetória, mas com foco e dedicação, conseguiu e continua superando os desafios.
Durante o segundo bloco, o programa teve a participação de Jocemar. Ele comentou sobre as punições a jogadores, violência contra os árbitros e renovação da arbitragem. Jocemar destacou que as punições para casos de agressão deveriam ser muito mais pesadas. “As punições são muito brandas, envolvendo muita política. Estas passando a mão na cabeça dos agressores, aí todo mundo se acha no direito” disse o Diretor Técnico de Arbitragem.
Jocemar citou ainda a dificuldade da renovação com árbitros jovens. Segundo ele, a situação é complexa, com falta de profissionais e poucos jovens surgindo para trabalhar no apito.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga amplia atrações no Dia D no centro da cidade
Peperi Debates discute redução da maioridade penal
São João do Oeste elabora projetos de cinco escolas para plano de contingência estadual
PM apreende mais de 118 quilos de maconha e medicamentos contrabandeados em Palma Sola
Homem ameaça dentista após negativa de atestado retroativo em São Bernardino
Fórum estadual debate políticas públicas e controle populacional de animais em Santa Catarina
Anfitrião, Canadá busca empate com Bósnia e soma primeiro ponto em Copas
Idoso cai de galpão e fica gravemente ferido em Maravilha
EUA domina e goleia Paraguai em estreia pela Copa do Mundo
Ancelotti projeta Brasil com oito titulares de 2022 para estreia na Copa do Mundo
Jovem morre em colisão frontal entre carros na SC-160
Frio histórico avança e deve provocar geada generalizada com -5ºC nos próximos dias