A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste está realizando fiscalizações em farmácias e drogarias do município, tanto da rede pública quanto da privada, com foco no controle de medicamentos e na garantia da segurança dos usuários.
Conforme o agente fiscal sanitário Antônio Jagueseski, o trabalho segue critérios técnicos e inclui desde a verificação do armazenamento correto dos medicamentos até a liberação de alvarás sanitários e análise dos processos de dispensação.
Segundo o agente, uma das ferramentas utilizadas nessa fiscalização é o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) disponibilizada pela Anvisa. De acordo com Jagueseski, o sistema permite acompanhar a movimentação de medicamentos controlados e antimicrobianos. A cada trimestre, as farmácias e drogarias prestam contas à Vigilância, informando os produtos adquiridos e comercializados.
O agente também destacou que a fiscalização segue o mesmo padrão tanto nas farmácias privadas quanto nas unidades básicas de saúde. O objetivo de acordo com Antônio Jagueseski é garantir o acesso adequado, seguro e com qualidade aos medicamentos, sempre visando o bem-estar do paciente e de todos que utilizam os serviços de saúde.
Jagueseski esclarece que a atuação da Vigilância Sanitária vai muito além da fiscalização de alimentos, como muitas pessoas ainda acreditam. Segundo ele, a vigilância faz parte do bloco da Vigilância em Saúde e tem um escopo amplo, que inclui o controle de estabelecimentos de saúde, como clínicas, consultórios, farmácias, além da vigilância ambiental, epidemiológica, controle de zoonoses e ações relacionadas ao saneamento básico.
A fiscalização de alimentos representa apenas 3% do trabalho da vigilância sanitária. Conforme Antônio Jagueseski, a maior parte do tempo é dedicada a outras áreas que impactam diretamente a saúde e a qualidade de vida da população.
O agente fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste também destacou que, embora o trabalho com alimentos seja levado a sério, a Vigilância Sanitária atua de forma técnica, preventiva e constante em diversas frentes essenciais para a saúde pública.
Fonte: Portal Peperi
Duas pessoas morrem após moto atingir poste na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste
Internacional sai na frente, mas Flamengo busca empate no Beira-Rio
Tarifa dos EUA pode atingir 72% das exportações de SC, aponta estudo
Procon de SMO esclarece que não recebe denúncias de violência doméstica
Praça de São José do Cedro recebe melhorias para ampliar lazer e convivência da comunidade
Delegado alerta para sinais de violência contra a mulher e reforça prevenção ao feminicídio
Itapiranga possui sete idosos institucionalizados por abandono e negligência de familiares
Itapiranga terá parcerias na exposição de animais na Efrait
Coordenadora detalha mobilização do Hospital Regional após tragédia na SC-492
São Miguel do Oeste abre chamada pública para contratação temporária de professores
74 municípios de SC têm menos eleitores do que em 2022
Mais de 3 mil imóveis seguem sem energia após temporal no Vale do Itajaí