Os vereadores Delegado Zancanaro (PL), Vivi De Carli (PODEMOS), Daiane De March (PL) e Borghetti (PL) apresentaram uma moção de apelo direcionada ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, solicitando a realização, com urgência, de concurso público para os cargos de agente e escrivão da Polícia Civil. O pedido foi aprovado nesta sexta-feira (27).
Os parlamentares manifestam reconhecimento ao empenho do atual governo estadual no fortalecimento da segurança pública, especialmente no que diz respeito à recomposição salarial e melhoria das condições de trabalho dos servidores. No entanto, afirmam que a recomposição do efetivo da Polícia Civil tornou-se uma “urgência incontornável”, sob risco de comprometer gravemente os serviços prestados à população.
Entre os dados apresentados estão o fato de que o último concurso foi realizado em 2017, com nomeações ocorridas apenas em 2022. Segundo os autores, a defasagem tem levado a situações como “sobrecarga de trabalho, servidores cumprindo dupla ou até tripla jornada, adoecimento físico e psicológico e exonerações a pedido”.
Eles destacam ainda a previsão de aproximadamente 400 aposentadorias nos próximos três anos e apontam que o efetivo atual é de cerca de 3.150 policiais civis – pouco mais da metade do previsto em lei. Para os vereadores, esse cenário “revela uma situação de alerta para o funcionamento pleno da instituição”.
Fonte: Portal Peperi
Prefeitura repudia vandalismo na Praça Reinoldo Ruschel
UNISEP abre inscrições para o Vestibular 2027 com novos cursos e opções de bolsas
Paróquia São Miguel Arcanjo prepara almoço, bingo e matinê para festa do padroeiro
São Miguel do Oeste destina 4,5 toneladas de resíduos e 2,4 mil lâmpadas fluorescentes
Polícia cumpre mandado em Chapecó durante operação contra extorsão digital
Desembargadoras de SC participam de homenagem à ministra Cármen Lúcia
CDL projeta mais de 15 mil visitantes nos três dias do Liquida São Miguel
São José do Cedro prepara leilão de lotes no parque industrial para atrair novas empresas
Mutirão mobiliza voluntários para limpeza do cemitério de Itapiranga
Anchieta reforça investimentos na educação e valorização dos profissionais
Transferência de embriões em gado de corte atinge nova fase em Itapiranga
Após mais de um ano, pórtico de Itapiranga deve ser instalado nos próximos dias