A Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste completou 40 anos de instalação em 2026. Criada em 4 de julho de 1986, a unidade atende atualmente mais de 20 municípios do Extremo-Oeste e uma população estimada em 250 mil pessoas.
As informações foram apresentadas pelo juiz do Trabalho Alessandro Vieira durante participação no Peperi Entrevista. Segundo o magistrado, a unidade tem importância regional por ser a única Vara do Trabalho existente no Extremo-Oeste. A estrutura mais próxima fica em Chapecó.
Apesar da abrangência territorial e do número de processos, a unidade funciona atualmente com apenas um juiz e cinco servidores. Conforme Vieira, o quadro considerado ideal seria de aproximadamente 11 servidores.
Mesmo com a equipe reduzida, o magistrado avalia que a Vara do Trabalho de São Miguel do Oeste apresenta bom desempenho. Segundo ele, a unidade está entre as mais céleres de Santa Catarina.
Vieira explicou que, em média, um processo leva menos de um ano para receber sentença em São Miguel do Oeste, mesmo diante da complexidade de algumas demandas trabalhistas.
O volume de novos processos também voltou a crescer. Somente no ano passado, cerca de 2,2 mil novas ações foram ajuizadas. Além disso, a unidade possui aproximadamente mil ações relacionadas ao cumprimento de sentenças coletivas.
De acordo com o juiz, uma parcela significativa das demandas envolve grandes frigoríficos instalados na região. Ele afirmou que o número de processos voltou a crescer e já supera os patamares registrados antes da reforma trabalhista.
Durante a entrevista, Vieira também abordou o que considera um aumento da judicialização das relações sociais. Na avaliação do magistrado, muitas pessoas têm recorrido ao Judiciário para solucionar conflitos que poderiam, em determinadas situações, ser resolvidos por outros meios.
Segundo ele, a ampliação do acesso à Justiça representou um avanço, mas também trouxe a necessidade de discutir formas alternativas para a resolução de conflitos e evitar que todas as divergências terminem necessariamente em processos judiciais.
APAE de Itapiranga tem ampla programação para celebrar 40 anos de atividades
Primeiro encontro de Dachshund acontece neste sábado em São Miguel do Oeste
PM apreende armas e drogas e prende dois homens em Flor do Sertão
Eleitores com deficiência podem solicitar transporte gratuito para votar em SC
Liquida Cedro amplia atrações e reúne veículos, implementos e instituições bancárias
Sulcredi Âmplea passa a se chamar Âmplea e apresenta nova marca em São José do Cedro
Funcionários da Caixa iniciam greve por tempo indeterminado; BB tem paralisações regionais
Paraná registra dois tornados em menos de 24 horas
Cine Peperi inicia Semana do Cinema com ingressos a partir de R$ 10
Confira a programação do Liquida São Miguel
Terceira edição do livro “Os Sinos Se Dobram por Alfredo” é lançada em Itapiranga
Trabalhador da Casan fica ferido após ser soterrado em vala em São Miguel do Oeste