O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira, 21, a MP (Medida Provisória) que atualiza o cálculo do piso salarial dos professores. O valor será reajustado em 5,4%, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63.
O reajuste é válido para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. Por ser uma MP, a medida tem validade imediata, mas precisará ser confirmada pelo Congresso Nacional.
O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2025), que foi de 3,9%.
O piso salarial dos professores corresponde ao valor mínimo que deve ser pago a esses profissionais no Brasil e tem recomposição anual prevista em lei.
Entenda o cálculo do piso salarial dos professores
A legislação estabelece que a atualização do piso é calculada a partir da soma do INPC do ano anterior com 50% da média da variação percentual da receita real, corrigida pelo INPC referente às contribuições de estados, do Distrito Federal e dos municípios ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), apurada nos cinco anos anteriores ao reajuste.
A lei também determina que o percentual estabelecido nunca poderá ser inferior à inflação do ano anterior, medida pelo INPC. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%.
Fonte: Portal Peperi
Rotary Club Arcanjo é oficialmente inaugurado em São Miguel do Oeste
Mobilização conscientiza população sobre os direitos da pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Karatê de Campo Erê conquista sete pódios no Campeonato Paranaense
Campus da Universidade Federal no Extremo Oeste deve ter definição em até 60 dias
Governo de SC quer ampliar ensino em tempo integral para corrigir atrasos no aprendizado entre séries
SC divulga abertura de inscrição no programa Mais Verde
Caminhão atinge postes, tomba e motorista é encontrado morto em Seara
Itapiranga anuncia novidades na programação da 47ª Oktoberfest
Lar Legal Rural muda cenário para produtores, mesmo registrando atraso para regularizações
Ônibus com time de basquete de escola capota e deixa 7 mortos no Ceará
Câmara aprova moção para ampliar práticas integrativas de saúde em SMO
SC bate recorde de transplantes de rim e lidera indicadores de doação de órgãos