A Celesc chegou a registrar 59 mil unidades consumidoras sem energia elétrica no Extremo-Oeste catarinense após o temporal que atingiu a região na noite do último domingo, 1º de novembro. O balanço foi apresentado pelo gerente regional da companhia em São Miguel do Oeste, Sandro Valmorbida, em entrevista à Rede Peperi.
Segundo Valmorbida, os fortes ventos, que ultrapassaram os 100 km/h em alguns municípios, provocaram danos significativos na rede elétrica. Um dos principais problemas foi registrado em uma linha de transmissão na região de Palmitos, que provocou o desligamento das subestações de Palmitos e Mondaí.
Para restabelecer o fornecimento, a Celesc mobilizou equipes e equipamentos para reparos de maior complexidade. Conforme o gerente, o trabalho segue uma ordem de prioridade, começando pelas subestações, depois pelos alimentadores que atendem milhares de consumidores e, posteriormente, pelos ramais que chegam às residências e propriedades rurais.
Valmorbida explicou que hospitais e sistemas de abastecimento de água, como os da Casan, também recebem atendimento prioritário. Ele destacou que muitas ocorrências exigem a atuação de equipes especializadas, principalmente quando há postes, cruzetas e transformadores danificados.
Entre os municípios que registraram maiores impactos estão Paraíso, São Miguel do Oeste, Belmonte, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Palmitos, Mondaí, Santa Helena e São João do Oeste. Os trabalhos também enfrentaram dificuldades em locais de acesso complicado, onde foi necessário contar com o apoio das prefeituras para chegar aos pontos danificados.
De acordo com o gerente, até esta terça-feira, 3, ainda havia pouco mais de 200 unidades consumidoras sem energia elétrica em decorrência do temporal de domingo. A expectativa da Celesc era concluir os trabalhos de restabelecimento até essa quarta-feira, 4.
Durante a entrevista, Valmorbida também destacou que os ventos representam um desafio maior para a estrutura da rede elétrica do que a própria chuva. Ele afirmou que os investimentos em manutenção, substituição de postes e cabos e melhorias na infraestrutura têm contribuído para reduzir os impactos dos eventos climáticos.
O gerente adiantou ainda que a Celesc prepara para 2027 o maior pacote de investimentos dos últimos anos na regional. Entre as ações previstas estão a construção de novos alimentadores, substituição de postes e transformadores e melhorias na rede de distribuição, com o objetivo de aumentar a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Chapecoense é rebaixada para a Série B após derrota para o Mirassol
Dia de Campo do Leite será realizado na próxima terça-feira em Bandeirante
Vereadores aprovam revisão do Plano Plurianual para 2027 em São Miguel do Oeste
Homem fica ferido ao ser atropelado no centro de São Miguel do Oeste
Operação Finados registra cinco mortes e 60 feridos nas rodovias estaduais de SC
Criminosos furtam caminhonetes em até dois minutos e preocupam polícia no Extremo-Oeste
Moradores cobram melhorias na SC-305 em reunião com representantes do Estado
Hospital busca se tornar referência em otorrinolaringologia
Tribunal do Júri julga motorista envolvido em acidente que matou jovem na BR-163, em Guarujá do Sul
Paraíso vai distribuir telhas para 74 famílias atingidas por temporal
Mundo SENAI terá atividades práticas e visitação gratuita em São Miguel do Oeste
São João do Oeste prepara série de eventos que antecedem aniversário de 35 anos