Vacina contra bronquiolite tem boa adesão entre gestantes em SMO, diz enfermeira

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Vacina contra bronquiolite tem boa adesão entre gestantes em SMO, diz enfermeira

A procura pela vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês, tem apresentado boa adesão entre as gestantes de São Miguel do Oeste. A informação foi repassada pela enfermeira e responsável pela sala de vacinação do município, Jéssica Ludwig.

Segundo ela, a orientação dos profissionais de saúde tem sido fundamental para que as futuras mães procurem a imunização ainda durante a gestação.

“Os obstetras e enfermeiros estão orientando muito bem as gestantes. Eles reforçam a importância da vacina e isso tem contribuído para uma adesão bastante positiva”, destacou.

A vacina está disponível para todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Para receber a dose, basta apresentar documento pessoal e carteira de vacinação. Em alguns casos, também pode ser solicitada a carteirinha da gestante para confirmação do período gestacional.

Conforme Jéssica, cerca de 200 doses da vacina contra bronquiolite já foram aplicadas em gestantes de São Miguel do Oeste desde dezembro do ano passado, quando a imunização começou a ser disponibilizada no município.

A enfermeira reforça que a vacina é essencial para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período considerado mais delicado para doenças respiratórias.

“A prevenção do bebê já começa na gravidez. Os anticorpos são passados da mãe para o filho e a vacinação fortalece ainda mais essa proteção”, explicou.

A sala de vacinação de São Miguel do Oeste atende das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi