O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na sexta-feira, 9, uma ordem executiva para impedir que tribunais ou credores confisquem as receitas da venda de petróleo venezuelano que estão depositadas em contas do Tesouro dos EUA, anunciou a Casa Branca neste sábado (10).
A medida estabelece que os recursos — mantidos em fundos de depósito de governos estrangeiros no Departamento do Tesouro — são propriedade soberana da Venezuela e devem ser utilizados para criar “paz, prosperidade e estabilidade” no país, de acordo com o texto oficial.
A ordem foi assinada menos de uma semana depois de uma operação dos Estados Unidos em Caracas que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro. O decreto declara estado de emergência nacional e tem como objetivo proteger os fundos de quaisquer penhoras, processos judiciais ou execuções que possam ser movidos por credores.
Segundo o governo americano, a ação impede que recursos vitais para a estabilidade econômica e política da Venezuela sejam desviados em disputas legais. A receita proveniente da venda de petróleo e de diluentes, mantida sob custódia dos EUA, não estaria sujeita a reivindicações privadas ou comerciais, mesmo por empresas que têm litígios antigos com Caracas.
Companhias como Exxon Mobil e ConocoPhillips ainda têm reivindicações bilionárias pendentes contra o governo venezuelano por ativos nacionalizados no passado, mas a ordem não menciona nenhuma empresa específica.
No mesmo dia, Trump se reuniu em Washington com executivos de grandes petroleiras — incluindo Exxon, Conoco e Chevron — como parte de uma iniciativa para incentivar até US$ 100 bilhões em investimentos na indústria petrolífera venezuelana.
A base legal da medida inclui a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (1977) e a Lei de Emergências Nacionais (1976), que permitem ao presidente agir diante de ameaças consideradas extraordinárias à segurança e à política externa dos EUA.
Fonte: Portal Peperi
Homem é preso após tentativa de furto e fuga de carro em São Miguel do Oeste
Caminhão com carga milionária de cigarros e vinhos ilegais é apreendido na BR-282
Ministros do STF veem Senado sem clima para nova indicação de Lula
SC registra -3,07°C e amanhece com temperaturas negativas em pelo menos 13 cidades
Homem é preso por ameaçar familiares e desacatar policiais em São Lourenço do Oeste
Polícia Militar atende ocorrência de perturbação do sossego e ameaça em Campo Erê
Homem acusado de ameaçar ex-companheira com revólver em Dionísio Cerqueira é preso em Campo Erê
Incêndio atinge aviário no interior de Tunápolis
Dominado pelo Flamengo, Grêmio perde e entra no Z-4 do Brasileirão
Motociclista sofre queda de ponte de cinco metros e fica gravemente ferido em Guaraciaba
Itapiranga inicia a partir desta segunda-feira mais uma Campanha do Agasalho
Saída de pista é registrada na BR-282 no interior de São Miguel do Oeste