Três tornados são confirmados em Santa Catarina no mesmo dia

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Três tornados são confirmados em Santa Catarina no mesmo dia

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, na noite desta quinta-feira, 5, a ocorrência de um terceiro tornado durante os temporais de quarta-feira, 4. O fenômeno foi registrado em Rio Negrinho, no Norte do estado, com rajadas superiores a 100 quilômetros por hora. Outros dois tornados atingiram Chapecó e Xanxerê, no Oeste catarinense.

Conforme a Defesa Civil, o tornado em Rio Negrinho ocorreu por volta das 13h30, em uma área rural próxima à BR-280. A confirmação foi feita após a análise de imagens aéreas que mostraram árvores arrancadas, vegetação destruída e residências destelhadas.

Os temporais também provocaram duas mortes em Santa Catarina. Em Rio Negrinho, um jovem de 20 anos morreu após ser atingido pelo desabamento da cobertura de um posto de combustíveis. Em Xanxerê, uma mulher de 46 anos morreu eletrocutada ao entrar em contato com um cabo de alta tensão.

Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil na noite de quinta-feira, 120 municípios catarinenses registraram ocorrências relacionadas aos temporais desde domingo, 1º. Desse total, 44 decretaram situação de emergência.

Ao todo, 5.893 residências foram afetadas, 56 pessoas estavam em abrigos e outras 272 precisaram deixar suas casas e buscar acolhimento com familiares ou amigos.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi