Um tornado com ventos de quase 100 km/h atingiu Campo Alegre, no Norte catarinense, na tarde de domingo, dia 29. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, dia 30, pela Defesa Civil do Estado. O fenômeno durou aproximadamente cinco minutos e causou uma série de estragos pela cidade.
Segundo o órgão, o tornado foi de categoria F0, a menor dentro da escala Fujita, que vai até F5.
André Carlos Stefanes, coordenador da Defesa Civil municipal, afirmou que cerca de 100 casas e 12 barracões ficaram destelhados. Além disso, mais de uma centena de árvores foram derrubadas pelo vento. Por volta das 16h20 desta terça, cerca de 150 unidades consumidoras seguiam sem fornecimento de energia elétrica.
O órgão informou que não há registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas. No entanto, Stefanes afirma que há moradores em busca de lonas com a Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil, há previsão de pancadas de chuva no Norte catarinense, além da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí durante toda a terça-feira (31).
O dia, segundo o órgão, será com sensação de frio. Na Serra, o amanhecer deve registrar temperaturas próximas de 0ºC. À tarde, as máximas não sobem muito e chegam a 16ºC no Estado.
Fonte: Portal Peperi
Influenciadores apontam dificuldades de acessibilidade em prédios públicos; Prefeitura afirma que realiza melhorias gradualmente em SMO
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro
Toy Story 5 lidera bilheterias de 2026 com arrecadação de R$ 6,2 bilhões
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia nesta quinta no Cine Peperi
Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
FAESC diz que renegociação de dívidas pode aliviar situação dos produtores
Briga entre irmãos termina com um esfaqueado em Cunha Porã