O município de Descanso decretou situação de emergência em razão dos danos provocados pelas chuvas intensas registradas entre os dias 21 e 24 de outubro. A medida foi oficializada pelo Decreto nº 3.029/2026 e abrange as áreas atingidas, principalmente no interior do município, onde estradas, pontes e sistemas de drenagem foram danificados.
De acordo com a Prefeitura, o volume de chuva provocou obstrução de bueiros, deslizamentos de terra, acúmulo de materiais sobre as estradas e danos em pontes e cabeceiras. Os problemas comprometeram a circulação de veículos e o acesso a propriedades rurais.
Entre as situações mais preocupantes está a interdição da estrada que liga as comunidades de Itajubá e Linha Vorá. As condições das vias também prejudicaram o transporte escolar, o escoamento da produção agrícola e a continuidade de atividades educacionais.
Com a decretação da situação de emergência, os órgãos municipais poderão ser mobilizados, sob a coordenação da Defesa Civil, para executar serviços de recuperação das áreas atingidas.
As ações previstas incluem a desobstrução de bueiros, limpeza de estradas, retirada de barreiras de terra e recuperação de pontes e demais estruturas danificadas.
O responsável pela Defesa Civil de Descanso, Carlos Roberto Borgmann, explicou que a medida busca agilizar os trabalhos e garantir atendimento às comunidades afetadas.
Segundo ele, as equipes trabalham na identificação dos prejuízos e na organização dos serviços necessários para restabelecer a circulação.
“A prioridade é atender os pontos mais comprometidos e garantir que as famílias tenham acesso seguro às suas propriedades e que os serviços essenciais possam seguir normalmente”, destacou Borgmann.
Idoso fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga
Três internos são isolados após suspeita de catapora no Presídio de São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste realiza 4º Fórum Municipal da Pessoa Idosa
Jorginho Mello defende respeito às urnas após derrota de Flávio Bolsonaro
Chuvas interditam estrada e levam Descanso a decretar situação de emergência
SC amplia para R$ 2,5 milhões limite mensal de créditos de ICMS para produtores rurais
El Niño pode provocar chuva acima da média no Oeste de SC até janeiro
Inicia nesta quinta-feira Feira do Livro de São João do Oeste
SC Rural 2 recebe 1.352 propostas de agricultores e pescadores de SC
Valdemar diz que 'ninguém aprovou' carta de Flávio Bolsonaro
Prefeitura autoriza construção de novo Supermercado Bonno ao lado da Havan em SMO
Nove escolas participam do primeiro torneio de robótica na Unoesc em SMO