A situação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto na rede estadual de Santa Catarina atingiu um nível "gravíssimo", com apenas 17 dos 898 leitos ativos disponíveis, resultando em uma taxa de ocupação de 98,19%. As regiões do Grande Oeste e da Foz do Rio Itajaí enfrentam uma escassez total de leitos para pacientes, enquanto outras regiões, como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e Nordeste, e Meio-Oeste, registram mais de 99% de ocupação.
De acordo com os dados atualizados pelo Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde do Estado (Cieges), as regiões da Serra e Sul estão classificadas como "grave", com uma taxa de ocupação próxima a 95%. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não forneceu informações detalhadas sobre as causas dessa alta demanda nas UTIs, mas mencionou um aumento sazonal na procura por unidades devido a infecções virais, como dengue e doenças respiratórias.
A SES destacou que o sistema hospitalar público de Santa Catarina opera em rede, procurando leitos em outros hospitais quando não há disponibilidade em uma unidade específica, seguindo um protocolo de regulação que prioriza hospitais na mesma região e, em seguida, em outras áreas.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã