Os servidores do INSS em São Miguel do Oeste entrarão em greve nesta quinta-feira, 1º. A decisão é uma resposta às condições de trabalho degradantes e à falta de investimentos por parte do governo, que vêm afetando a qualidade dos serviços prestados à população.
De acordo com a nota divulgada pelos servidores, os sistemas e equipamentos do INSS não recebem atualizações há 15 anos, resultando em um ambiente de trabalho inadequado. "Mesmo em teletrabalho, temos que custear nossos próprios equipamentos e internet, sem qualquer apoio financeiro do empregador", relataram. A nota também destaca a redução no número de servidores, que compromete a eficiência do atendimento.
Os servidores reivindicam a reestruturação do INSS, melhores condições de trabalho e o cumprimento dos acordos de greves passadas. A paralisação, segundo os grevistas, visa garantir um serviço público de qualidade para todos. A população deve estar ciente das possíveis interrupções nos serviços do INSS durante a greve.
Confira a nota da íntegra:
Nota à imprensa local com as razões da greve dos Servidores do INSS
São Miguel do Oeste, 31 de julho de 2024.
O INSS é o maior distribuidor de renda do país e precisa proteger a população e seus direitos. Para isso, são necessários investimentos em recursos humanos e físicos, o que não têm ocorrido nos últimos 10 anos, pelo menos.
O sucateamento do INSS pode ser verificado desde a troca de equipamentos de hardware (computadores, monitores, teclados, etc), que não acontece há cerca de 15 anos, assim como o mobiliário (mesas e cadeiras).
Os sistemas estão sucateados e sem melhorias. Qualquer pessoa que tente usar o MEU INSS ou a Central 135 pode confirmar as dificuldades com que nós, servidores, temos que trabalhar diariamente. As falhas nos sistemas do INSS nunca foram tão numerosas como neste ano de 2024.
Em 2012, o quadro de servidores do INSS era de 39 mil pessoas. Atualmente, somos cerca de 17 mil colegas, que atendem uma demanda cada vez maior. E nem para esses 17 mil servidores, o INSS tem computadores para que eles possam trabalhar presencialmente, nas Agências da Previdência Social. Hoje, o que ainda mantém o ritmo de trabalho do INSS é o teletrabalho. Nesse modelo, o servidor comprou o seu computador (com dois monitores), paga uma internet de qualidade para sua casa e um escritório com mesa e cadeira, além de arcar com custos de luz e ar-condicionado para que possa trabalhar. Tudo isso sem receber nenhum real de ajuda de custo por parte de seu empregador. Nós trabalhamos de casa, custeando tudo, e com meta diária de produção. Nesse cenário, se o sistema não funcionar de dia, nós temos que adentrar a noite para cumprir a meta.
Se você não precisa usar os serviços do INSS para nada, você pode confirmar o sucateamento dessa grande instituição, passando pela frente da Agência do INSS de sua cidade. Você vai perceber a fachada, os antigos letreiros luminosos, sem qualquer manutenção. A falta de investimentos pode ser notada em todos os setores do INSS, transparecendo total abandono, seja em sua estrutura física, seja no tratamento dado pelo Governo aos servidores ou ao público que necessita dos serviços previdenciários. As agências estão feias, sucateadas e, se você entrar, vai notar um ou dois servidores e muitos estagiários.
Como que essa estrutura precária vai garantir um serviço público de qualidade para o cidadão? Não pensem vocês que os servidores estão "reclamando de barriga cheia". Nós estamos reclamando por seu direito de ter um serviço público de qualidade. Esse serviço começa na valorização do INSS e de seus funcionários. Por que o Governo nem sequer cumpriu sua parte no acordo da greve de 2022, enquanto nós já pagamos, há muito tempo, as horas que ficamos com as atividades de trabalho paralisadas.
Atualmente, grande parte da população que necessita dos serviços do INSS precisa contratar terceiros para acessar serviços que antigamente nós prestávamos de forma gratuita.
Assim, é urgente que o Governo reestruture o INSS para melhoria do atendimento aos segurados e mais qualidade na análise dos benefícios. O foco não pode ser apenas a "redução na fila" como o Governo quer, mas sim um serviço público, gratuito e de qualidade, que é o que o cidadão precisa e quer receber.
Nossa luta é pela valorização da Previdência Social e dos trabalhadores do INSS.
O que defendemos:
- Cumprimento do acordo de greve de 2022, que ainda não foi cumprido pelo Governo.
- Recomposição das perdas salariais que vêm se acumulando ao longo dos anos (que é diferente de aumento de salário, isso faz muitos anos que não vemos).
- Condições de trabalho e direitos do trabalho para todos e todas, cumprimento das jornadas previstas em lei.
- Reestruturação da carreira do Seguro Social.
- Reestruturação dos serviços previdenciários (reabilitação profissional e serviço social).
- Fim do assédio moral institucionalizado, que vem causando adoecimento dos servidores e servidoras do INSS.
Através da presente nota, os servidores do INSS em greve vêm a público informar e esclarecer à população que a partir deste primeiro de agosto o atendimento na agência de São Miguel do Oeste estará afetado. A suspensão total nos serviços será definida pelos gestores.
Fonte: Portal Peperi
Vítima de acidente na SC-480 foi vereador em cidade do Oeste
Incêndio atinge depósito de reciclagem em Guarujá do Sul
Chapecoense e Cruzeiro empatam jogo com gol anulado nas oitavas da Copa do Brasil
Internacional vence o Corinthians por 2 a 0 e abre vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
Homem de 55 anos morre após saída de pista e capotamento na SC-480, em Galvão
Saída de pista seguida de colisão em árvore deixa duas pessoas feridas em Saudades
Carreta tomba e bloqueia totalmente a BR-282 em Vargeão; motorista fica ferido
Mirassol e Grêmio empatam jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil
Campeonato Municipal Categoria Livre começa com quatro jogos e grande público em São Miguel do Oeste
Instituto Recomeçar Mulher abre programação do Agosto Lilás com mobilização no Centro de São Miguel do Oeste
Comerciantes cobram fiscalização sobre ambulantes irregulares em São Miguel do Oeste; prefeitura afirma que ações são contínuas
'Homem-Aranha: Um Novo Dia' tem a 2ª maior estreia mundial na história do cinema