O ano de 2022 representou um desafio para o enfrentamento da dengue em Santa Catarina. Até o momento, foram registrados 82.944 casos da doença e 90 óbitos. A transmissão ocorreu em 144 municípios, sendo que 76 atingiram o nível de epidemia. São Miguel do Oeste foi um deles, com 1.099 casos confirmados.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, no dia 1º de abril deste, o município atingiu a classificação de epidemia da doença, com 300 casos para cada 100 mil habitantes, e hoje, este número está em 2.747 casos para cada 100 mil habitantes.
O quantitativo de focos do mosquito Aedes aegypti chegou a 420 no decorrer deste ano, sendo que durante o inverno deixaram de ser encontrados novos focos, entretanto, em outubro, já foram três.
O enfermeiro, Marcos Bortolanza, assinala que a infestação pelo mosquito, somada à alta carga viral que ainda circula entre a população, cria as condições para que a transmissão da doença volte a ocorrer. Além disso, o período de chuvas e calor proporciona o ambiente propício para o aparecimento de novos focos.
A secretária adjunta de Saúde e coordenadora da Sala de Situação da Dengue, Camila Bernardi, ressalta que o setor de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde mantém um número de WhatsApp disponível para que a população possa denunciar criadouros do mosquito, no (49) 99185-5863, ou por ligação, no número 3631-2010 ramal 2223.
Outra preocupação é a proximidade do Dia de Finados, quando aumenta a circulação de pessoas nos cemitérios e, muitas vezes, são colocados vasos de plantas sobre as sepulturas, que acabam acumulando água parada.
O setor de Vigilância sanitária informa que não são mais permitidos invólucros em flores bem como qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Fonte: Portal Peperi
Acampamento Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Iporã do Oeste
Agências da Caixa têm atendimento afetado por greve no Extremo Oeste
Câmara realiza audiência pública sobre áreas de preservação em SMO
Microexplosão provoca estragos em propriedades do interior de São José do Cedro
Liquida Cedro supera expectativas e movimenta comércio durante o fim de semana
Grupo de Cavalarianos e CTG promovem 10º Acampamento Farrapo em SMO
Sindicato Rural de Itapiranga amplia benefícios aos associados
FEMUSMO define classificados da Categoria Estudantil em SMO
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime