Semana começa com alerta de temporais com risco de alagamentos em SC

Por Marcos de Lima, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Semana começa com alerta de temporais com risco de alagamentos em SC
Foto: Reprodução / Defesa Civil

A semana começa com temporais isolados e chuva intensa em Santa Catarina. Neste domingo (26), a condição deve começar pelo Grande Oeste e avançar pelas demais regiões do estado. As informações são da Defesa Civil, que alerta que o temporal pode vir acompanhado de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo, e pode causar deslizamentos, alagamentos e enxurradas pontuais, por conta da chuva intensa em curto período de tempo.

Conforme o órgão, para este domingo o risco para ocorrências relacionadas ao tempo é considerado baixo a moderado. O temporal que deve começar no Oeste, deve avançar para as demais regiões e devem atingir especialmente a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense, entre a tarde e noite.

Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que a condição do tempo se deve a passagem de uma frente fria pelo oceano, aliada a umidade vinda da região amazônica e ao calor.

O risco é considerado moderado (parte amarela do mapa abaixo) nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Já no Litoral Sul e Planalto Sul o risco é considerado baixo.

Próximos dias

A instabilidade que atinge o estado neste domingo deve permanecer nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, apesar de a segunda-feira (27) apresentar variação de nuvens, com períodos de sol, Santa Catarina também deve registrar pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados.

Na terça-feira (28) o tempo deve permanecer instável , com pancadas de chuva e temporais isolados no estado, por conta da formação de uma área de baixa pressão.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi