Santa Catarina registrou, nesta quarta-feira (17), a primeira grande demissão em massa ligada ao tarifaço dos Estados Unidos. A empresa Artefama, de São Bento do Sul, desligou cerca de 400 trabalhadores — número ainda não confirmado oficialmente, mas considerado o maior impacto já visto no setor moveleiro do estado.
A medida é resultado direto das tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump em julho, que elevaram em até 50% os custos de exportação para produtos brasileiros, especialmente os de madeira e móveis.
Segundo Luiz Carlos Pimentel, do Sindusmobil, o setor vive um momento de incerteza total.
— Falta diálogo entre os governos. Estamos pressionando, mas até agora não vimos nenhum avanço diplomático real. O setor moveleiro é fundamental para a economia regional e está sendo deixado de lado — criticou.
A empresa justificou os desligamentos como um passo difícil, mas necessário, para preservar sua operação e se preparar para um novo ciclo de crescimento. A Artefama afirmou que busca novos mercados, como Europa e Mercosul, mas reforça que a transição é cara e demorada.
O presidente Lula anunciou, no último dia 13, o pacote “Brasil Soberano”, que promete injetar recursos para conter os impactos do tarifaço. Mas empresários do setor ainda aguardam medidas práticas e rápidas.
Um levantamento da Fiesc divulgado na semana passada estimou que mais de 20 mil empregos podem ser perdidos em Santa Catarina, caso as tarifas se mantenham no nível atual.
Fonte: Portal Peperi
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime
Som alto termina com equipamentos apreendidos pela PM em São José do Cedro
Motorista de aplicativo morre após colisão na BR-282 em Maravilha
Polícia Civil autua motorista por tentativa de homicídio após colisão na BR-163
Fachin avalia antecipar voto sobre investigação contra Moraes no STF
Comércio de Itapiranga registra um a cada cinco consumidores em situação de inadimplência
Polícia suspeita de incêndio criminoso em veículo em Dionísio Cerqueira
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em SMO
Identificado jovem de 23 anos que morreu em acidente na SC-161 em Romelândia