Conforme o Secretário de Agricultura de Itapiranga, Eusébio Tavares Filho, o assunto é polêmico. Ele menciona que a destinação correta de animais mortos está com frequência na pauta do Colegiado de Secretários Municipais da Agricultura da região da Ameosc. Tavares defende maior envolvimento das Prefeituras, Ministério Público, Conder Ambiental e Instituto do Meio Ambiente em busca de uma solução com maior agilidade. Existem projetos em desenvolvimento em outras regiões e a intenção de instalar uma indústria de reaproveitamento de carcaças no Extremo Oeste.
O Secretário lembra que atividades como avicultura e suinocultura possuem composteiras com tamanho adequado conforme a quantidade de animais alojados. Já a bovinocultura de leite depende dos serviços prestados pela prefeitura.
Eusébio Tavares possui dados preocupantes do enterro de aproximadamente 950 animais por ano. O município destina um servidor, caminhão e máquina retroescavadeira para o enterro dos bovinos mortos. O Secretário observa que muitas vezes ocorre falta de cuidado para destinação correta longe de fontes de água. Além do grave problema ambiental, o enterro de animais também gera um gasto muito alto para o município. Para Tavares, é urgente rever este método por ser ambientalmente um programa extremamente preocupante.
Programa de Sustentabilidade Hídrica encerra neste mês
A Prefeitura de Itapiranga não atingiu objetivo na intenção de proporcionar maior volume de água armazenada nas propriedades agrícolas. O Secretário de Agricultura de Itapiranga, Eusébio Tavares Filho lembra que as rigorosas estiagens causaram grandes problemas e o município disponibilizou R$ 900 mil reais para incentivos. Ele ressalta que o resultado foi uma surpresa negativa. Pois existia a expectativa de uma complementação de recursos. Porém, até o momento foram atendidos apenas 40 produtores, com valor total de R$ 120 mil reais.
Tavares ressalta que o programa encerra no dia 31 de março e não será prorrogado. Ele observa que outros programas são contínuos e serão mantidos com incentivos a preservação de água.
Novo formato de programa de incentivo agrícola vai colocar dois milhões de reais no comércio de Itapiranga. Serão contemplados estabelecimentos da cidade e interior. Será necessário fazer o cadastramento. Conforme o Secretário de Agricultura de Itapiranga, Eusébio Tavares Filho, o Incentivo à Produção Agrícola foi alterado e passa a pagar os produtores rurais por meio de um cartão de créditos.
Cada agricultor vai receber valor correspondente a movimentação financeira em seu bloco de produtor rural. Tavares lembra que o movimento econômico fechou em 28 de fevereiro e agora serão definidos os valores para distribuição dos cartões.
Fonte: Portal Peperi
Cavalarianos dos 100 anos de Porto Novo recebem bênção na Igreja Matriz
Chapecoense perde para o Coritiba e segue na lanterna do Brasileirão
Veículo capota na BR-282, próximo a Iraceminha
Bandas e fanfarras integram programação do Dia D em Itapiranga
Grêmio vence São Paulo de virada e deixa a zona de rebaixamento
Cine Peperi registra segunda semana de sessões lotadas de “Homem-Aranha: Um Novo Dia”
Retrato Falado resgata histórias de infância, trabalho e comunidade na trajetória de Gelain Barp
Peperi Debates avalia os 20 anos da Lei Maria da Penha e desafios para combater a violência contra a mulher
Agrônomo alerta sobre riscos no plantio do milho na região
Assemit lança oficialmente Liquida Itapiranga
Mais de 60% dos estandes do Outlet SMO são comercializados no lançamento
Voz Única reúne empresários e candidatos em São Miguel do Oeste