A Campanha da Hepatite iniciou nesta semana em Itapiranga e prossegue até dia 31 de julho. Em 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate a Hepatites. Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Clair Heinen, este é um momento de alerta para as pessoas buscarem a prevenção. Ela chama atenção para a gravidade da Hepatite Tipo B, que tem vacina, e a Hepatite C, que não tem imunização, porém tratamento.
A Secretária destaca que a Hepatite A não tem mais registros em Itapiranga, especialmente devido saneamento básico completo oferecido a população. Esta medida evita as principais causas de contágio do Tipo A. Já os Tipo B e C tem a transmissão principalmente por contato sem proteção, semelhante a transmissão que ocorre da HIV.
A Secretária de Saúde de Itapiranga destaca que a prioridade é proporcionar vacinação. Segundo ela, ainda tem muitas pessoas sem a imunização e o vírus é altamente resistente podendo proporcionar contágio por secreção ou sangue. “Atualmente ocorre um controle rigoroso para esterilização de materiais e medidas rígidas para evitar o contágio, pois são doenças graves” afirma.
Durante a campanha, o município vai proporcionar teste rápido feito no laboratório da Secretaria de Saúde de forma gratuita. Clair cita que o Julho Amarelo é uma campanha nacional voltada para a conscientização e combate às hepatites virais e visa alertar a população sobre os riscos, sintomas, prevenção e formas de tratamento das hepatites B e C, de intensificar as ações de prevenção e diagnóstico precoce.
A conscientização sobre as hepatites virais é crucial para reduzir a incidência e prevenir complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. A campanha busca educar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Os sintomas das hepatites virais podem variar, mas frequentemente incluem fadiga, febre, mal-estar geral, dor abdominal. O diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz e previne a progressão da doença. A prevenção das hepatites virais envolve medidas simples, como a vacinação contra a hepatite B, disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e práticas de higiene adequadas.
Além disso, a adoção de hábitos seguros pode reduzir significativamente o risco de contaminação.
Confira a programação do Liquida São Miguel 2026
Terceira edição do livro “Os Sinos Se Dobram por Alfredo” é lançada em Itapiranga
Trabalhador da Casan fica ferido após ser soterrado em vala em São Miguel do Oeste
Defesa Civil emite alerta de temporal para São Miguel do Oeste e região
Produtores têm até 30 de setembro para usar cartas do Meu Crédito em Guaraciaba
CBF reconhece erro em lance que poderia ter expulsado Carlos Vinícius no Gre-Nal
Itapiranga vai interromper a recolha de entulhos em decorrência da Oktoberfest
Moraes volta atrás e cancela pronunciamento público sobre crise no STF
Vereador morre após ser atingido por carga de batatas em Treze de Maio
Defesa Civil reforça atenção à primavera com El Niño forte em SC
Grupo suspeito de lavar R$ 200 milhões é alvo de buscas em São João Batista
AMEOSC reúne prefeitos em assembleia em São Miguel do Oeste