A próxima semana será de frio intenso e chance de neve em Santa Catarina. A mudança no tempo acontece a partir de terça, 27, quando uma nova frente fria avança pelo estado e provoca temporais. Na sequência, o frio mais intenso traz o declínio acentuado da temperatura.
Entre a noite de quarta (28) e madrugada de quinta-feira (29), há possibilidade de neve nas áreas altas do estado, como a Serra catarinense. A informação é do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora o tempo no estado.
Conforme a Epagri/Ciram, a previsão que será confirmada nos próximos dias. A Defesa Civil estadual também acompanha o cenário e afirmou neste sábado (24) que alguns modelos meteorológicos apontam a possibilidade de neva na Serra e em áreas mais altas do estado.
Entre quarta e quinta, as mínimas ficam abaixo de 0°C nessas regiões. Nas áreas do Planalto, as temperaturas ficam em torno de 2°C, e perto de 10°C no litoral, Vale do Itajaí e Grande Oeste.
Cidades onde pode nevar
São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra são as cidades da Serra catarinense que geralmente registram neve. Em entrevista ao g1 em 2023, o meteorologista Marcelo Martins explicou que essas cidades estão em uma posição favorável para o fenômeno.
"A orografia da região, ou seja, vale e montanhas, além da altitude e posição geográfica mesmo, recebe os sistemas frios e chuvosos que vem do polos, que se chocam com o que chegam úmidos e quentes vindos da Amazônia", resumiu o meteorologista.
Fonte: Portal Peperi
Influenciadores apontam dificuldades de acessibilidade em prédios públicos; Prefeitura afirma que realiza melhorias gradualmente em SMO
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro
Toy Story 5 lidera bilheterias de 2026 com arrecadação de R$ 6,2 bilhões
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia nesta quinta no Cine Peperi
Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
FAESC diz que renegociação de dívidas pode aliviar situação dos produtores
Briga entre irmãos termina com um esfaqueado em Cunha Porã