A menos de 20 dias para a finalização da campanha de vacinação contra a Influenza em Santa Catarina, o Estado ainda precisa imunizar 40% da população para atingir o objetivo final da campanha em 2022.
Até esta quarta-feira, 08, apenas 51% da população estava vacinada. A estimativa é de que pelo menos 90% dos catarinenses estejam imunizados contra o vírus até o fim do prazo, que já foi prorrogado e agora termina em 24 de junho.
Em 2021, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 70% da população de Santa Catarina recebeu a vacina contra a gripe dentro do período de campanha, que durou cerca de dois meses.
Neste ano, a vacinação teve início em 28 de março e, nesta semana, o Estado estendeu a vacinação para toda a população a partir dos seis meses de idade. Até então, apenas grupos prioritários estavam aptos a receber o imunizante na rede pública. O Estado não possui registros da vacinação separada por grupos e nem das doses aplicadas na rede privada.
A baixa adesão à vacinação contra a gripe acontece desde os últimos anos, segundo a Dive. Isso por alguns fatores específicos, conforme explica, como a propagação de fake news sobre a eficácia das vacinas e a falsa segurança dos pais em relação às crianças vacinadas ao achar que elas não têm risco de adoecer gravemente.
Instabilidade no sistema
Os dados da vacinação contra a Influenza em Santa Catarina foram atualizados nesta quarta-feira após cerca de uma semana de instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, de onde demandam os registros. Segundo o que informou a pasta em nota, o problema já foi resolvido no início no início da semana e os dados estão em processo de atualização.
A Dive afirmou que os dados repassados ao Diário Catarinense são atualizados.
Posso tomar vacina da gripe e Covid juntas?
Santa Catarina autorizou a aplicação da vacina da gripe e Covid-19 no mesmo dia e afirmou que os imunizantes podem ser recebidos de forma simultânea.
Conforme o virologista Daniel Mansur, receber as vacinas juntas não causa nenhum efeito adverso. Os anticorpos são gerados contra cada tipo de vírus e o sistema imune consegue discernir que são situações diferentes, segundo ele.
— Tomamos mais de uma vacina juntas o tempo todo. A tríplice viral, por exemplo, é contra sarampo, caxumba e rubéola. A diferença é que foi feita em uma formulação para dar em uma dose só — explica.
O Estado sugere que ao procurar o centro de vacinação para aplicação da dose da Covid-19, os catarinenses já tomem a vacina da gripe ou outras necessárias no caderno de vacinação.
Fonte: Portal Peperi
Segunda via online da Carteira de Identidade já soma mais de mil emissões em SMO
Comarca e DPCAM terão mudanças em SMO com promoção de delegados
São João do Oeste realiza campanha para pacientes respeitarem agendamentos
Bônus Agrícola de 2025 será pago em conta aos produtores de Itapiranga
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
Sine tem 382 vagas de emprego abertas em São Miguel do Oeste
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO
Saída de pista deixa motorista ferida na SC-492 entre SMO e Bandeirante