As variantes do Coronavírus estão mudando a rotina nas unidades de saúde de Itapiranga. Situação é semelhante em vários municípios da região. Por alguns meses nenhum caso de Covid havia sido registrado em Itapiranga, porém, a situação mudou e atualmente já são pelo menos 50 casos ativos com pacientes em isolamento.
A Enfermeira da Secretaria de Saúde de Itapiranga, Jacqueline Hermes, conclama para o uso de máscara para quem tiver apresentando sintomas de gripe. Já o protocolo de isolamento depende de uma avaliação mais criteriosa, que prioriza apenas a pessoa que teve o teste positivo, sem incluir os demais familiares que não apresentarem sintomas.
A Enfermeira aponta como fundamental a vacinação para combater a Covid. O município realizou um trabalho exemplar por meio de mutirões e busca das pessoas que não estavam comparecendo. Segundo Jacqueline Hermes, Itapiranga mantém o cronograma semanal para aplicação da terceira e também o reforço da quarta dose, que não possui muita procura. Ela considera importante manter o sistema vacinal atualizado, pois as manifestações são de sintomas leves e isso é fruto da vacinação. Jacqueline reforça que a equipe de saúde mantém atendimento de rotina inclusive na próxima semana.
O Fiscal Sanitário de Itapiranga, Alcenir Benachio, chama atenção para a importância e necessidade do uso de máscara. Este cuidado é essencial para pessoas com sintomas respiratórios. Ele comenta que as pessoas que vão em busca de exames também usem máscara para evitar contrair o Coronavírus.
Benachio alerta sobre os casos de Covid e as pessoas com o vírus ativo que necessitam de isolamento. Conforme o Fiscal Sanitário, quem desrespeitar as regras do protocolo de prevenção estará sujeito a multa e encaminhamento ao Ministério Público para os devidos procedimentos. Benachio cita que as medidas já são bem conhecidas por três anos de pandemia e recomendações.
Fonte: Portal Peperi
Direvo inicia nova fase após 35 anos de história em São Miguel do Oeste
Acampamento Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Iporã do Oeste
Agências da Caixa têm atendimento afetado por greve no Extremo Oeste
Câmara realiza audiência pública sobre áreas de preservação em SMO
Microexplosão provoca estragos em propriedades do interior de São José do Cedro
Liquida Cedro supera expectativas e movimenta comércio durante o fim de semana
Grupo de Cavalarianos e CTG promovem 10º Acampamento Farrapo em SMO
Sindicato Rural de Itapiranga amplia benefícios aos associados
FEMUSMO define classificados da Categoria Estudantil em SMO
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro