As variantes do Coronavírus estão mudando a rotina nas unidades de saúde de Itapiranga. Situação é semelhante em vários municípios da região. Por alguns meses nenhum caso de Covid havia sido registrado em Itapiranga, porém, a situação mudou e atualmente já são pelo menos 50 casos ativos com pacientes em isolamento.
A Enfermeira da Secretaria de Saúde de Itapiranga, Jacqueline Hermes, conclama para o uso de máscara para quem tiver apresentando sintomas de gripe. Já o protocolo de isolamento depende de uma avaliação mais criteriosa, que prioriza apenas a pessoa que teve o teste positivo, sem incluir os demais familiares que não apresentarem sintomas.
A Enfermeira aponta como fundamental a vacinação para combater a Covid. O município realizou um trabalho exemplar por meio de mutirões e busca das pessoas que não estavam comparecendo. Segundo Jacqueline Hermes, Itapiranga mantém o cronograma semanal para aplicação da terceira e também o reforço da quarta dose, que não possui muita procura. Ela considera importante manter o sistema vacinal atualizado, pois as manifestações são de sintomas leves e isso é fruto da vacinação. Jacqueline reforça que a equipe de saúde mantém atendimento de rotina inclusive na próxima semana.
O Fiscal Sanitário de Itapiranga, Alcenir Benachio, chama atenção para a importância e necessidade do uso de máscara. Este cuidado é essencial para pessoas com sintomas respiratórios. Ele comenta que as pessoas que vão em busca de exames também usem máscara para evitar contrair o Coronavírus.
Benachio alerta sobre os casos de Covid e as pessoas com o vírus ativo que necessitam de isolamento. Conforme o Fiscal Sanitário, quem desrespeitar as regras do protocolo de prevenção estará sujeito a multa e encaminhamento ao Ministério Público para os devidos procedimentos. Benachio cita que as medidas já são bem conhecidas por três anos de pandemia e recomendações.
Fonte: Portal Peperi
SC distribui 100 mil pacotes de sementes e amplia projeto de hortas pedagógicas
Santa Catarina passa a monitorar vagas em presídios 24 horas por dia
Serra de SC se 'veste de branco' em amanhecer com mínima abaixo de -3°C
Pix “engole” cédulas e faz Banco Central emitir 31% menos dinheiro físico
MEC abre inscrições do Sisu+ e cria nova oportunidade para entrar na faculdade em 2026
Casal de 19 anos é preso com cocaína e crack em SMO
Mulher é presa por tráfico de drogas no interior de SMO
Mulher fica ferida ao ser atingida por pedra no rosto em Dionísio Cerqueira
Novo El Niño pode ser um dos mais fortes da história, dizem pesquisadores dos EUA
Nos pênaltis, Porto Novo é campeão da Série Prata da Taça Amizade de Itapiranga
Cometa vence nos pênaltis e avança à final do Estadual de Amadores 2026
Inauguração da SC-305 reúne lideranças e garante novos investimentos para a região