O HEMOSC, Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, informou, por meio de ofício no mês de abril, a possibilidade de implantação de um centro de coleta de sangue em São Miguel do Oeste.
De acordo com Daniel de Souza, o qual recebeu o ofício e é presidente da ACISMO e do Conselho de Entidades do Extremo-Oeste, as reivindicações para implantação de um HEMOSC em São Miguel do Oeste já vinham ocorrendo há um bom tempo no município, tanto por parte dos poderes executivo e legislativo, como também pela população.
Portanto, segundo Daniel, a prefeitura de São Miguel do Oeste, o Conselho de Entidades e também a Câmara de Vereadores municipal se uniram para tratar do assunto diretamente com o centro de hematologia e com o governador de SC, Carlos Moisés da Silva. Em ofício, o HEMOSC frisou que não será possível trazer um hemocentro para São Miguel do Oeste em virtude dos altos custos necessários para mantê-lo em atividade.
A partir do mês de julho de 2022, quando ocorrerá a renovação do convênio entre o HEMOSC e o estado, terão início os processos de análise da instalação do centro em São Miguel. A prefeitura garantiu a doação de um local, no bairro São Sebastião, para abrigar toda a estrutura necessária e ainda reforçou que, caso necessário, custeará também a reforma e adequação do estabelecimento.
Caso ocorra a chegada do centro de coleta na cidade, de Souza reforçou que será muito mais prática e viável a doação de sangue, já que não haverá mais a necessidade de deslocamento até Chapecó, onde se localiza o HEMOSC mais próximo. Além disso, lembrou que o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso atende pacientes de todo o extremo-oeste catarinense, mas sofre com a falta do componente.
Finalizando, ele frisou que a prefeitura de São Miguel do Oeste, Câmara de Vereadores e Conselho de Entidades continuarão reforçando a exigência ao HEMOSC.
Fonte: Portal Peperi
Bônus Agrícola de 2025 será pago em conta aos produtores de Itapiranga
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
Sine tem 382 vagas de emprego abertas em São Miguel do Oeste
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO
Saída de pista deixa motorista ferida na SC-492 entre SMO e Bandeirante
Três cidades concentram 25% dos acidentes de trabalho registrados em SC
Procura por concursos segue alta na região da Ameosc
Preço do diesel em SC cai pela segunda semana após disparada causada por guerra