Santa Catarina tem, em abril, 161.224 famílias atendidas pelo programa Gás do Povo, do governo federal. Ao todo, 522.753 pessoas serão beneficiadas no estado neste mês, com investimento superior a R$ 17,65 milhões. A maioria dos lares contemplados, 95,7%, tem mulheres como responsáveis familiares.
Entre os municípios catarinenses, Joinville lidera o número de beneficiários, com 12.167 famílias. Na sequência aparecem Florianópolis, com 10.627; Lages, com 6.826; Palhoça, 6.772; e São José, com 6.183 famílias contempladas.
Em nível nacional, o programa atende cerca de 15 milhões de lares em abril, com um aporte superior a R$ 1,5 bilhão. A maior concentração de beneficiários está na região Nordeste, com 6,76 milhões de famílias, seguida pelo Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.
O Gás do Povo garante a recarga gratuita do botijão de 13 quilos, embora não inclua o custo do vasilhame nem do frete. O objetivo é ampliar o acesso à energia limpa e segura, reduzindo o uso de alternativas como lenha, carvão e querosene, que oferecem riscos à saúde.
Criado para combater a pobreza energética, o programa prioriza famílias inscritas no Bolsa Família, com renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro atualizado no CadÚnico. A iniciativa começou em novembro de 2025 e foi ampliada gradualmente até alcançar todos os municípios do país.
Cometa vira nos minutos finais e vai às semifinais do Estadual de Amadores
FestiOeste tem espetáculo em edição das lendas
Moradores controlam incêndio em galpão no interior de São João do Oeste
Mulher fica ferida em colisão entre carros em Itapiranga
Iporã do Oeste elege a Nova Corte do município
Motociclista fica ferido após colidir contra poste em Iporã do Oeste
Corinthians reage após início turbulento e vence o Grêmio de virada em Porto Alegre
Arraiá São Migué reúne comunidade em tarde de cultura, música e tradição em São Miguel do Oeste
Jovem fica ferido em queda de moto no interior de Itapiranga
Em evento emocionante, casal Vovô e Vovó é escolhido em Iporã do Oeste
El Niño ganha força e pode trazer chuvas acima da média para Santa Catarina no inverno
Epagri amplia programa de recuperação de áreas degradas