Santa Catarina tem, em abril, 161.224 famílias atendidas pelo programa Gás do Povo, do governo federal. Ao todo, 522.753 pessoas serão beneficiadas no estado neste mês, com investimento superior a R$ 17,65 milhões. A maioria dos lares contemplados, 95,7%, tem mulheres como responsáveis familiares.
Entre os municípios catarinenses, Joinville lidera o número de beneficiários, com 12.167 famílias. Na sequência aparecem Florianópolis, com 10.627; Lages, com 6.826; Palhoça, 6.772; e São José, com 6.183 famílias contempladas.
Em nível nacional, o programa atende cerca de 15 milhões de lares em abril, com um aporte superior a R$ 1,5 bilhão. A maior concentração de beneficiários está na região Nordeste, com 6,76 milhões de famílias, seguida pelo Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.
O Gás do Povo garante a recarga gratuita do botijão de 13 quilos, embora não inclua o custo do vasilhame nem do frete. O objetivo é ampliar o acesso à energia limpa e segura, reduzindo o uso de alternativas como lenha, carvão e querosene, que oferecem riscos à saúde.
Criado para combater a pobreza energética, o programa prioriza famílias inscritas no Bolsa Família, com renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro atualizado no CadÚnico. A iniciativa começou em novembro de 2025 e foi ampliada gradualmente até alcançar todos os municípios do país.
Tunápolis conquista sexto título do Catarinense de Futebol Escolar
Empresas e Empresários apresenta a trajetória de Rafael Chiesa Sutili, da Unnika Centro Odontológico
Peça teatral “Os Sinos se Dobram por Alfredo” estreia em Itapiranga
Ministros do STF pressionam Moraes para analisar lei que pode reduzir pena de Bolsonaro
Justiça rejeita ação de improbidade contra ex-delegado-geral de SC no caso do cão Orelha
Peperi Debates analisa os desafios dos novos mandatos e o cenário político
Santa Catarina acumula projetos ferroviários, mas novas obras ainda não têm previsão
Homem é flagrado com faca escondida na cintura durante abordagem policial em Dionísio Cerqueira
Árbitro é agredido durante partida de futebol em Palma Sola
"Os votos já estão totalizados, já foram divulgados", esclarece chefe do Cartório Eleitoral
Missa de Finados será realizada às 8h30 na Igreja Matriz de SMO
Cemitério Jardim dos Ipês terá cerimônia especial no Dia de Finados