Santa Catarina começou a receber do Ministério da Saúde 224 mil doses de vacina contra a gripe na última sexta-feira, 21. A previsão para o início da campanha de vacinação é 7 de abril, mas o governo federal recomenda que estados e municípios iniciem a estratégia assim que receberem as doses do imunizante.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do público prioritário do Calendário Nacional de Vacinação, que inclui menores de seis anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. O público-alvo da estratégia também é formado por:
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas(entre 12 e 21 anos).
Santa Catarina já registrou 389 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em 2025, de acordo com dados da Secretaria do Estado de Saúde (SES). Até agora, sete pessoas tiveram mortes confirmadas pela doença.
Vacinação
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza de 2025 conterá cepas da H1N1, H3N2 e B. A administração pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA aponta que no Brasil, e em mais quatro países da América do Sul, a vacinação contra a influenza reduz em 35% o risco de hospitalização associada ao vírus entre grupos de alto risco, conforme o governo federal. Para pessoas com comorbidades, a redução foi de 58,7%. Já para crianças pequenas e idosos a redução foi de 39% e 31,2% respectivamente.
Fonte: Portal Peperi
Comarca e DPCAM terão mudanças em SMO com promoção de delegados
São João do Oeste realiza campanha para pacientes respeitarem agendamentos
Bônus Agrícola de 2025 será pago em conta aos produtores de Itapiranga
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
Sine tem 382 vagas de emprego abertas em São Miguel do Oeste
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO
Saída de pista deixa motorista ferida na SC-492 entre SMO e Bandeirante
Três cidades concentram 25% dos acidentes de trabalho registrados em SC