A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 4,9% entre janeiro e novembro de 2025, conforme dados divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira, 21. O desempenho positivo reflete o aquecimento da economia catarinense, que avançou mais do que o dobro da média nacional no período. O percentual, calculado pelo Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR), é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
O crescimento de 4,9% coloca Santa Catarina como o estado que mais cresce no país. Na sequência está Goiás, com elevação de 4,7%, e a terceira colocação é do Pará, com alta de 4,4%. O Espírito Santo somou 4,3% e o Rio de Janeiro 3,4%. O Banco Central apura a atividade econômica de um grupo de 13 estados do país. A média nacional ficou em 2,4%.
O governador Jorginho Mello atribui o bom resultado à força da economia catarinense. “A gente gostaria que o Brasil também estivesse nesse rumo, mas, infelizmente, não é essa a realidade. Então, aqui em Santa Catarina a gente arregaça as mangas e faz acontecer. Temos um povo trabalhador, a melhor segurança pública do país, desburocratizamos ao máximo a abertura de empresas pra apoiar quem gera emprego e renda, enfim, eu não tenho dúvida que tudo isso faz com que o estado continue crescendo em ritmo acelerado”, afirmou.
Atividade econômica cresce puxada pela indústria, comércio e serviços
O bom desempenho da economia catarinense reflete a alta nos setores econômicos. Entre janeiro e novembro, Santa Catarina cresceu acima da média nacional na indústria, comércio e serviços, conforme dados do IBGE.
“Com o crescimento da atividade econômica, Santa Catarina conquistou os melhores indicadores sociais do país. Temos a menor taxa de desemprego, a menor taxa de desigualdade e a menor participação no programa Bolsa Família. Isso ocorre porque o Governo do Estado, sob liderança do governador Jorginho Mello, investe na geração de oportunidades e no empreendedorismo. Temos a certeza de que Santa Catarina é um modelo a ser seguido pelo Brasil”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
A indústria catarinense cresceu 3,4% entre janeiro e novembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a indústria brasileira registrou elevação menor, de apenas 0,6%.
Já o comércio acumulou elevação de 5,7% no estado, ante alta de 1,5% no Brasil. O resultado é, portanto, quase quatro vezes superior à média nacional. Os dados apontam também que Santa Catarina somou um crescimento de 3,7% no setor de serviços, frente a uma variação de 2,7% do Brasil.
Fonte: Portal Peperi
México vence na estreia da Copa do Mundo 2026
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos