Começou oficialmente na última semana o inverno brasileiro. A estação segue até o dia 22 de setembro e é fundamental para a agricultura, desde as culturas, até o controle de pragas.
De acordo com o gerente regional da Epagri, Sidinei Simon, o período é fundamental principalmente para as lavouras de trigo que neste ano terão uma importância ainda maior visto a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ambos países são grandes produtores do cereal e destinam boa parte para a exportação, situação totalmente contrária neste ano.
Segundo Simon, os impactos já podem ser percebidos pelos consumidores brasileiros em relação ao preço do pão francês e demais produtos que constam o trigo como ingrediente. Ele afirmou que o trigo é a cultura que mais se beneficia com o frio, além de algumas espécies de mudas frutíferas. Ele destacou que em relação ao cereal, a expectativa é de uma boa safra na região Extremo Oeste, o que é extremamente positivo e faz com que o estado catarinense dependa menos da importação desse produto.
Outro ponto animador é que a tendência para os próximos meses é de temperaturas normais para a época do ano, ou seja, com dias de frio intenso e que são de extrema importância para a agricultura. Simon frisou que as baixas temperaturas também diminuem os problemas de pragas e doenças nas lavouras de primavera e verão, fazendo com que os produtores usem menos defensivos e cultivem produtos mais saudáveis.
O gerente regional da Epagri alertou que apesar dos benefícios, as temperaturas negativas e formações de geadas também podem causar prejuízos para as lavouras de trigo no Extremo Oeste, sendo que em alguns casos pode até ocorrer a perda da safra e por isso é recomendável que os agricultores tenham seguro e acionem o mesmo em caso de necessidade.
Simon comentou que as baixas temperaturas também dificultam o trabalho com o gado leiteiro e por isso a orientação é que as famílias trabalhem nesse período com pastagens perenes, amenizando um pouco os transtornos causados pela estação do inverno na região.
Fonte: Portal Peperi
Idoso fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga
Três internos são isolados após suspeita de catapora no Presídio de São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste realiza 4º Fórum Municipal da Pessoa Idosa
Jorginho Mello defende respeito às urnas após derrota de Flávio Bolsonaro
Chuvas interditam estrada e levam Descanso a decretar situação de emergência
SC amplia para R$ 2,5 milhões limite mensal de créditos de ICMS para produtores rurais
El Niño pode provocar chuva acima da média no Oeste de SC até janeiro
Inicia nesta quinta-feira Feira do Livro de São João do Oeste
SC Rural 2 recebe 1.352 propostas de agricultores e pescadores de SC
Valdemar diz que 'ninguém aprovou' carta de Flávio Bolsonaro
Prefeitura autoriza construção de novo Supermercado Bonno ao lado da Havan em SMO
Nove escolas participam do primeiro torneio de robótica na Unoesc em SMO