Santa Catarina registrou quase 1 milhão de casos de evasão de pedágio nas quatro praças instaladas no trecho catarinense da BR-101 Norte ao longo de 2025. O número de 982,7 mil motoristas que “furaram” o pedágio no ano passado é 39% maior do que a quantidade de episódios contabilizada no ano anterior, em 2024 (707 mil).
Os números foram divulgados pela concessionária responsável pela gestão da rodovia em SC, a Arteris. Somados os 27,6 mil casos de evasão de pedágio contabilizados no ano passado no trecho catarinense da BR-116, também gerido pelo grupo, o acumulado de condutores que “furaram” a cobrança nas rodovias com pedágio em SC superou a marca de 1 milhão.
Placas nas praças de pedágio informam sobre o fato de que a fuga da cobrança de pedágio representa infração grave de trânsito, sujeita a multa de R$ 195 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Ainda assim, os locais registram casos de motoristas que insistem em passar direto nos pontos de cobrança.
Quantos casos de fuga de pedágio houve em SC em 2026?
Já nos dois primeiros meses deste ano, os casos de fuga das praças de pedágio de SC somaram 189,4 mil casos, contra 210,2 mil registros deste mesmo período de 2025. Neste comparativo, os números tiveram uma queda de 11%. Os dados não incluem estatísticas de condutores que usam tags de pagamento automático que podem ter apresentado falha no momento da passagem pelo condutor.
O SEMAE de São José do Cedro orienta a população a manter o racionamento de água pelo segundo dia consecutivo após o rompimento de uma adutora
Dia D de vacinação contra gripe e tétano começa sábado em Descanso
Itapiranga projeta vacinar 35% da população contra a gripe
Paraíso entrega 61 matrículas e ultrapassa 220 imóveis regularizados no município
Câmara aprova projeto que cria novas regras para uso do Parque de Exposições
Quase 1 tonelada de maconha é apreendida após perseguição na BR-153
Epagri promove encontros abertos à comunidade para fortalecer criação de abelhas no Extremo Oeste
Queda de 35% no pinhão preocupa agricultores e revela efeito do clima em SC
SC proíbe venda e soltura de fogos de artifício com barulho