A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira nos 30 municípios da gerência regional de saúde de São Miguel do Oeste. Nessa área, cerca de 105 mil pessoas tem o direito de receber o imunizante oferecido pelo Ministério da Saúde. Essas pessoas integram os grupos prioritários. Neste ano, o governo antecipou o início da vacinação para o mês de março. A antecipação tem o objetivo de garantir a proteção das pessoas antes da chegada do frio, especialmente no sul do país.
De acordo com a enfermeira responsável pelas vacinas da Gerência de Saúde, Dila Possatti, a vacina é importante para aumentar a proteção da pessoas e impedir os casos mais graves de influenza. “Nenhuma vacina é 100% eficaz, mas a proteção de quem recebe a vacina contra a gripe aumenta em cerca de 90%”, disse. Em entrevista para a Peperi, Dila comentou que as pessoas devem aproveitar a campanha e se proteger. “A vacina é seguro e não temos registros de efeitos colaterais, pelo contrário”, completou.
Dila explicou que o Ministério da Saúde encaminhou dois lotes de vacina para a Gerência Regional do Saúde. A região esperava cerca de 10 mil doses e acabou recebendo o dobro desse quantitativo para iniciar a campanha. Dila lembrou que as vacinas já estão com os municípios. A vacinação começou hoje e vai até o final de maio.
Confira a entrevista com a enfermeira Gerência de Saúde, Dila Possatti.
Grupos prioritários da campanha contra a gripe.
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Fonte: Portal Peperi
Direvo inicia nova fase após 35 anos de história em São Miguel do Oeste
Acampamento Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Iporã do Oeste
Agências da Caixa têm atendimento afetado por greve no Extremo Oeste
Câmara realiza audiência pública sobre áreas de preservação em SMO
Microexplosão provoca estragos em propriedades do interior de São José do Cedro
Liquida Cedro supera expectativas e movimenta comércio durante o fim de semana
Grupo de Cavalarianos e CTG promovem 10º Acampamento Farrapo em SMO
Sindicato Rural de Itapiranga amplia benefícios aos associados
FEMUSMO define classificados da Categoria Estudantil em SMO
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro