O calendário escolar da rede pública estadual de Santa Catarina trará mudanças importantes neste ano. De acordo com a supervisora da Coordenadoria Regional de Educação, Rosângela Fiametti, o cronograma de retorno às atividades foi ajustado para valorizar a formação dos profissionais da educação.
Os professores retornarão às escolas no dia 2 de fevereiro, mas as aulas para os alunos só começam em 19 de fevereiro. Nesse intervalo, os educadores participarão de uma intensa programação de formação pedagógica, que deve se estender por duas semanas.
Antes disso, nos dias 26 e 27 de janeiro, os diretores das escolas estaduais da região participarão de uma capacitação presencial em Chapecó. Já no dia 3 de fevereiro, todos os professores da rede estadual do Extremo Oeste vão se reunir no Centro Cultural da Unoesc, em São Miguel do Oeste, para uma formação conjunta promovida pela Secretaria de Estado da Educação.
Outro ponto importante é o processo de definição dos professores admitidos em caráter temporário (ACTs). A escolha de vagas será no dia 19 de janeiro. A expectativa, segundo Fiametti, é que todos os ACTs estejam definidos até o fim do mês, para que possam participar da formação e iniciar o ano letivo integrados com as equipes escolares.
Entre as novidades deste ano está também a criação de uma Escola de Formação Continuada, voltada a profissionais da educação de todas as disciplinas. A proposta é oferecer, ao longo de 2026, cursos e capacitações permanentes, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino na rede estadual.
Fonte: Portal Peperi
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime
Som alto termina com equipamentos apreendidos pela PM em São José do Cedro
Motorista de aplicativo morre após colisão na BR-282 em Maravilha
Polícia Civil autua motorista por tentativa de homicídio após colisão na BR-163
Fachin avalia antecipar voto sobre investigação contra Moraes no STF
Comércio de Itapiranga registra um a cada cinco consumidores em situação de inadimplência
Polícia suspeita de incêndio criminoso em veículo em Dionísio Cerqueira
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em SMO
Identificado jovem de 23 anos que morreu em acidente na SC-161 em Romelândia