O ato de inauguração do projeto de recalque de água do Rio Jundiá foi realizado na noite desta quarta-feira, 28, na Sociedade de Linha Vale Pio - São João do Oeste, com a presença de moradores da comunidade, servidores públicos e autoridades regionais.
Conforme o prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton, o momento é considerado marcante para o município. Objetivo do projeto é amenizar um dos principais problemas do município que é a disponibilidade de água bruta para tratamento. Anton destaca que agora será possível sanar um problema histórico do município e que está se agravando com o aumento considerável no consumo. Para o prefeito, esta é uma das maiores obras já executadas com recursos do município.
Genésio Anton enfatiza que a projeção de valor total é de dois milhões e 500 mil reais para a rede de água do Rio Jundiá, na comunidade de Vale Pio, até a Estação de Tratamento na comunidade de Beato Roque. A capacidade será de 40 mil litros de água por hora, em uma projeção de 800 mil litros por dia, permitindo ainda um folga no sistema de bombeamento. Serão três pontos de recalque com cinco mil metros de canalização. Anton destaca que o principal consumo será de indústrias instaladas na comunidade de Beato Roque e também a necessidade de atender residências no perímetro urbano e propriedades agrícolas.
O município de São João do Oeste necessita reforçar sistema de abastecimento de água para atender à crescente demanda. Com o desenvolvimento dos setores industrial e agropecuário, o consumo de água deu um salto além do esperado nos últimos anos. O prefeito Genésio Anton salienta que com o projeto, haverá garantia de abastecimento para os próximos anos. O investimento é considerado alto, porém, possui grande importância pela carência de água no município.
Genésio Anton reforça que o projeto foi elaborado com cautela e a partir de um bom superávit no caixa público do município foi possível o investimento. Apenas R$ 200 mil reais foram de emenda parlamentar do deputado Nilson Berlanda e o restante de recurso próprio do município. O prefeito de São João do Oeste reforça que com a audácia destes projetos, o objetivo será de levar água 90% das famílias do município até 2028, com a garantia que não será mais preciso transportar agua através de caminhões.
O vice prefeito de São João do Oeste destaca que os reservatórios atuais já não comportam mais a necessidade de disponibilizar toda a água. Rudi Rasch considera o projeto audacioso, e que com determinação foi possível projetar para executar. Cita que quando houver períodos de seca haverá garantia de água suficiente. Conforme Rudi Rasch, mesmo que não seja a solução definitiva, o projeto de água de recalque do Rio Jundiá contribui de maneira muito significativa.
A atitude foi elogiada pelos moradores de São João do Oeste pelos recorrentes problemas no município que possui déficit de água. A obra era aguardada com ansiedade.
O engenheiro agrônomo de São João do Oeste, Pedro Canísio Heberle, enalteceu durante o evento que o investimento no Rio Jundiá foi pensado por diversos motivos, sendo pela proximidade da ETA de Beato Roque, pela altitude de 180 metros, distância de cinco quilômetros e por ela possui água com menos poluentes. Para ele, o abastecimento de água deve ser avaliado pelos fatores de custo benefício, qualidade e quantidade para que as comunidades possam ser beneficiadas. Heberle lembra que o projeto complementa outras estruturas já existentes e atende as necessidades com economia.
Fonte: Portal Peperi
PM recupera veículo furtado e prende suspeito após perseguição em São Miguel do Oeste
PM recupera em Maravilha veículo furtado durante a madrugada em Tigrinhos
PM prende quatro pessoas e apreende drogas em bar de Maravilha
Três pessoas são presas após PM recuperar veículo furtado no Paraná na BR-282
Mulher fica ferida após sofrer queda de motocicleta em Campo Erê
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira