Representantes de entidades públicas, privadas e lideranças de São Miguel do Oeste participam do programa “Porta Aberta”, realizado no Coworking da Acismo, com foco na construção de soluções para os desafios da migração no município. A iniciativa, promovida pelo SESI, reúne debates e oficinas voltadas à criação de um plano de futuro para a cidade até 2030 e 2035.
Em entrevista à reportagem da Peperi, a representante do SESI, Sheila Valentim, explicou que o workshop busca envolver diferentes setores da sociedade para discutir os impactos do fluxo migratório e pensar em ações de acolhimento e integração.
Segundo ela, participam do encontro representantes de empresas, secretarias municipais, entidades sociais, instituições de ensino e lideranças comunitárias. Entre os temas debatidos estão moradia, educação, transporte, saúde e comunicação com migrantes que chegam ao município.
Sheila destacou que um dos principais desafios está na barreira linguística, especialmente no atendimento em serviços essenciais, como hospitais e unidades de saúde. “O migrante chega falando francês no hospital. Como podemos ajudar para que os funcionários consigam se comunicar e garantir um atendimento adequado?”, exemplificou.
A representante do SESI também ressaltou que muitos migrantes chegam à região em situação de vulnerabilidade, carregando experiências difíceis relacionadas a crises climáticas, terremotos e conflitos políticos em seus países ou estados de origem.
“O objetivo é fortalecer a rede de apoio e preparar a sociedade para acolher essas pessoas. Não é apenas alguém chegando na cidade, mas pessoas que trazem histórias, dores e desafios”, afirmou.
Programa Porta Aberta debate futuro da migração em São Miguel do Oeste
FIESC avança na elaboração da Carta da Indústria com propostas para as eleições em SC
Hospital de Descanso vai construir centro de repouso de R$ 2 milhões para atender idosos
Prefeitura de Iporã emite Nota de Repúdio após destruição de árvores recém-plantadas
Concurso da Educação de SC tem mais de 115 mil inscritos
Conta de luz pode ficar quase 12% mais cara em SC a partir de agosto
Vereadores aprovam projeto que institui o “Dia da Família” em SMO
SC tem baixa procura por vacina da gripe e registra 50 mortes por influenza em 2026
Escola onde adolescente estudava suspende aulas para 'pensar no acolhimento dos alunos’
Menino de 11 anos morre atropelado enquanto andava de bicicleta em SC
Flávio Dino barra tentativa de soltar Deolane Bezerra e mantém prisão da influenciadora
PM flagra homem dirigindo com CNH suspensa e moto sem licença em SMO