O Programa Melhor Amigo, da Prefeitura de São Miguel do Oeste, encerrou 2025 com mais de mil atendimentos a tutores de animais e diversas ações voltadas ao bem-estar animal. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e mostram avanços na saúde pública e no cuidado com os pets.
Entre os destaques do ano estão:
Credenciamento de cinco clínicas veterinárias para ampliar o acesso da população, campanha de vacinação contra a cinomose, doença grave que afeta cães, apoio financeiro a duas ONGs de proteção animal, aquisição de um veículo exclusivo para resgates, doado pela Polícia Militar, início da implantação do Centro de Bem-Estar Animal, lançamento do Censo Animal, que vai mapear cães e gatos da cidade, adesão ao programa estadual "Pet Levado a Sério", que prevê a microchipagem dos animais.
Além disso, foram intensificadas campanhas de conscientização sobre abandono e maus-tratos.
Segundo o secretário Irton Lamb, o programa vai além da causa animal. “Impacta diretamente a saúde pública, reduz custos e contribui para uma cidade mais organizada e humanizada”, afirmou.
Para 2026, a prefeitura já garantiu recursos para manter e expandir o programa.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã