A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina juntamente com outras federações do Rio Grande do Sul e também do Paraná esteve reunida com as empresas fumageiras na última semana para discutir o preço do fumo que será pago aos produtores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, Lírio Wathier, lembrou que esse é o segundo encontro já realizado para debater o tema em dois meses. A reunião foi realizada na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul e mesmo após dois dias de conversa, a situação ainda não foi totalmente definida.
Ele afirmou que a Fetaesc e as demais federações querem o reajuste no custo de produção e também um ganho real para os fumicultores da região. De acordo com ele, o custo de produção é aproximado de todas as empresas e neste momento varia entre 27% e 35% e mesmo com a participação de 11 empresas na reunião da última semana, nenhuma aceitou essa proposta feita pelas federações.
Whatier pontuou que as empresas também realizaram uma reunião entre elas e lançaram a proposta de um reajuste apenas no custo de produção, não proporcionado dessa forma, um ganho real aos produtores de tabaco. Ele explicou que com base na proposta das empresas fumageiras, o preço do fumo deve ser reajustado em no máximo 35%, levando em conta apenas o custo de produção.
O sindicalista frisou que a Fetaesc defende um ganho real, pois acredita que o reajuste no custo de produção por si só, não é suficiente. Ele pontuou que na região Extremo-Oeste o índice de famílias que ainda trabalham com o tabaco é expressivo e por isso o engajamento do sindicato nessa questão.
Lírio Wathier esclareceu que esse preço é voltado para a safra passada, sendo que já existe uma conversa sobre a próxima safra e por isso, a expectativa é que o preço melhore de fato para a próxima colheita.
Fonte: Portal Peperi
Polícia Civil conclui inquérito sobre tráfico de drogas após quase dois anos de investigação
Metade dos jovens ainda não fez o alistamento militar em Itapiranga; prazo termina este mês
Prefeito defende autonomia municipal na gestão da água e destaca resultados do Semae
Prefeitura monitora receitas e aguarda recursos para manter cronograma de investimentos
Evento do Junho Vermelho homenageia doadores e incentiva a solidariedade em Iporã
Semana do Migrante busca aproximar brasileiros e estrangeiros em SMO
Prefeitura abre consulta pública para regulamentar Food Trucks em SMO
Edital do VOA+ SC prevê voos entre Florianópolis e SMO com passagem tabelada em R$ 824,85
Defensoria Pública promove Mutirão da Cidadania em São Miguel do Oeste
Correios fecham quatro agências no Oeste em meio a plano para reduzir prejuízos
Receita Federal faz alerta urgente sobre golpe da restituição do Imposto de Renda
São Miguel do Oeste avança para implantação de ponto de coleta do Hemosc no bairro São Jorge