Os agricultores e proprietários de imóveis rurais precisam ficar atentos ao prazo final para declaração do Imposto Territorial Rural, mais conhecido como ITR. O alerta é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita, Lírio Wathier.
De acordo com ele, a data limite para o procedimento termina na próxima sexta-feira, 30, e é fundamental que os interessados não percam o prazo estipulado. Conforme ele, é de extrema importância que os proprietários de terras localizadas no interior não deixem para a última hora e façam a declaração o quanto antes, evitando dessa forma, aborrecimentos futuros.
Ele lembrou que tradicionalmente o sistema usado para fazer as declarações do ITR fica lento nos últimos dias visto a quantidade expressiva de acessos e essa sobrecarga pode atrapalhar a entrega do documento no prazo legal. Geralmente nos dias finais existe uma demora maior para emitir o documento do que comparado às semanas anteriores e isso a orientação é para que o procedimento seja feito com antecedência.
Aqueles que não efetuarem a declaração no prazo estipulado terão que pagar multa e estarão sujeitos a restrições no CPF.
Ele comentou ainda que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste e suas extensões de base já registraram um índice significativo de procura por declarações emitidas e o número já é igual ou maior do que o registrado em 2021 em todos os municípios atendidos pelo sindicato.
Wathier pontuou ainda que as famílias que não emitiram o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural, o CCIR, também podem procurar o sindicato até o final deste mês. Além do sindicato, as famílias podem fazer as declarações de casa, porém, devem ter todo o cuidado para enviar as informações corretamente e evitar transtornos com a Receita Federal.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã