Objetos que teriam sido furtados de cemitérios de Belmonte e Descanso aparecem entre os materiais apreendidos durante uma ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Militar, na noite desta segunda-feira, 3, na BR-386, em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Três homens investigados por integrar um grupo especializado em furtos de objetos metálicos em cemitérios e igrejas foram presos.
Durante a abordagem, os policiais encontraram placas de identificação de túmulos, cruzes, ornamentos de lápides, letreiros, um sino metálico e ferramentas que podem ter sido utilizadas nos crimes.
Em contato com o prefeito de Belmonte, Jair Giumbelli, ele informou que, nas imagens dos materiais apreendidos divulgadas pelas forças de segurança, aparecem letreiros e placas de identificação pertencentes a túmulos do Cemitério Municipal de Belmonte.
Entre os objetos apreendidos também aparecem placas de identificação e letreiros que seriam de um cemitério localizado no interior de Descanso.
A investigação é conduzida pela Delegacia de Polícia de Venâncio Aires. Conforme a Polícia Civil, pelo menos cinco furtos ocorridos em cemitérios do interior daquele município, entre junho e julho, são investigados.
A polícia também apura indícios de que o grupo tenha atuado em outras cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Os três homens presos possuem antecedentes por crimes como furto e receptação. Após a abordagem, eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Venâncio Aires e presos em flagrante por associação criminosa e furto qualificado.
Mais de 50 túmulos foram atingidos em Belmonte
O caso ocorre após o Cemitério Municipal de Belmonte ser alvo de furtos e danos. Na última terça-feira, a prefeitura havia divulgado uma nota informando que mais de 50 túmulos e jazigos foram atingidos pela ação criminosa.
Segundo a administração municipal, foram furtados ou danificados letreiros, placas e puxadores de gavetas.
Na ocasião, a prefeitura informou que registrou boletim de ocorrência e que trabalharia na apuração de imagens e informações que pudessem contribuir para identificar os responsáveis, em conjunto com as forças de segurança.
O município também solicitou que moradores verificassem os túmulos e jazigos de familiares e repassassem à Polícia Civil ou à prefeitura qualquer informação que pudesse auxiliar nas investigações.
Ideb sobe de 5,5 para 6,1 nos Anos Finais em São Miguel do Oeste
Epagri amplia assistência técnica e incentiva agregação de valor no meio rural
Polícia encontra objetos de túmulos de Belmonte com suspeitos presos no RS
Itapiranga apresenta evolução no índice do Ideb em seis escolas; São João do Oeste é destaque estadual
Motociclista fica ferido em grave acidente na BR 282, entre Iraceminha e Maravilha
Capacitação fortalece trabalho de Sindicatos Rurais na previdência social
Paraguaias são traficadas e obrigadas a se prostituir em pequena cidade de SC
Vereadora pede informações sobre dívida da Pedra Brilhante com o município
Homem é flagrado furtando chocolate e salgado em supermercado de SMO
Parlamento Jovem aprova projeto de inclusão digital para idosos em SMO
Câmara aprova comissão para acompanhar regularização fundiária em São Miguel do Oeste
Ciclone fica sobre o oceano, mas SC terá temporais e ventos acima de 100 km/h