A Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação de São Lourenço do Oeste, iniciou nesta semana mais uma ação que faz parte da rede de segurança escolar. O protocolo “Fugir - Esconder – Lutar” está sendo apresentado em todas as unidades da rede municipal de ensino, onde alunos e professores estão sendo orientados na teoria e na prática para enfrentar possíveis casos de violência e invasão nestes locais.
O subtenente Fabiano André dos Santos, da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, explica que o protocolo visa realizar ações racionais em possíveis atentados em instituições de ensino. “Ele apresenta, de forma básica e eficaz, a questão da maximização da preservação de vidas através de ações simples que os alunos e professores podem adotar em relação a atentados com agressor ativo”, ressalta. Ele diz que é importante o grupo escolar estar pronto para dar resposta imediata até a chegada da polícia.
Agustinho Assis Menegatti, prefeito de São Lourenço do Oeste, acompanhou o protocolo na manhã desta quarta-feira (5) na Escola Básica Municipal (EBM) São Roque, no distrito de São Roque. Para ele, o protocolo é muito importante porque mostra a importância da prevenção dentro do ambiente escolar e que, com ações simples, o resultado pode ser diferente em um possível ataque. “O governo municipal tem investido em outras medidas para auxiliar os órgãos de segurança e ajudar a preservar a vida da comunidade escolar. Já temos o botão de emergência, o reconhecimento facial de presença, vigias e câmeras, por exemplo, mas continuamos na busca por melhorias”, enaltece.
Protocolo
Fugir – alunos não estão tendo contato direto com o agressor, mas tem a possiblidade de rota de fuga para sair do local e evitar serem possíveis vítimas;
Esconder – alunos podem não ter contato direto com agressor, mas não tem rota viável para poder sair do local;
Lutar – alunos já estão diante do agressor e precisam fazer sua defesa para preservar a própria vida e dos demais que estão no mesmo ambiente.
Fonte: Portal Peperi
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
Sine tem 382 vagas de emprego abertas em São Miguel do Oeste
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO
Saída de pista deixa motorista ferida na SC-492 entre SMO e Bandeirante
Três cidades concentram 25% dos acidentes de trabalho registrados em SC
Procura por concursos segue alta na região da Ameosc
Preço do diesel em SC cai pela segunda semana após disparada causada por guerra
Ordem de execução é assinada para pavimentação asfáltica da marginal da BR-163 em SMO