Pesquisa baseada em informações de inteligência artificial da startup HSPW apurou que nove de cada 10 trabalhadores do Sul e Sudeste do Brasil estão acima do peso ideal. Plataforma Health Tech de acompanhamento de saúde e bem-estar em tempo real, a empresa apurou que 90,8% estão acima do peso ideal, 58,2% estão com sobrepeso e 32,6% estão obesos.
Foram considerados dados de 2 mil trabalhadores com idade entre 17 e 68 anos que atuam em escritórios, fábricas e no transporte (motoristas). Desse grupo, 73% eram homens e 27% mulheres. O período considerado foi de agosto a dezembro de 2021.
A HSPW incluiu perguntas sobre hábitos alimentares, atividade física, índice de massa corporal (IMS) e doenças crônicas. Entre os entrevistados, 82,4% informaram não fazer dieta e, dos que fazem, somente 36,4% são acompanhados por nutricionistas.
Com equipe de desenvolvimento de tecnologia em Florianópolis e sede em São Paulo, a HSPW conta com sistema que acompanha a saúde de mais de 20 mil trabalhadores no Brasil. As parcerias são com empresas que investem na qualidade de vida das suas equipes.
Para o CEO da startup, Lúcio Júnior, a alta taxa de sobrepeso e obesidade consiste em desafio para governos e instituições de saúde. Mas avalia que as empresas também podem colaborar para a mudança de hábitos a fim de que as pessoas consigam manter o peso ideal.
- Também é um alerta importante para as empresas, que podem capacitar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis, prevenindo doenças futuras – afirma o CEO.
Diretora médica da plataforma, Saada Chidiac avalia que o ideal é as pessoas fazerem uma reeducação alimentar, priorizando comida de verdade como frutas, legumes, hortaliças, proteínas e carboidratos na hora certa. Segundo ela, dietas restritivas não são a opção mais adequada.
Os dados apurados pela startup, por envolver somente trabalhadores, alertam que o problema do sobrepeso se acentuou na pandemia e afeta mais quem está com agenda lotada entre trabalho e vida pessoal.
Mas quando se olha para os brasileiros em geral, a tendência é semelhante. A pesquisa “Vigitel 2021”, realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada pela Agência Brasil este ano, mostrou que no ano passado seis de cada 10 brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso. Em 2019, antes da pandemia, eram 55,4% acima do peso. Em Florianópolis, essa pesquisa apurou que 56,89% estavam acima do peso em 2021.
Fonte: Portal Peperi
Homem é resgatado após ficar preso em pinheiro de 15 metros no interior de Campo Erê
Segunda via online da Carteira de Identidade já soma mais de mil emissões em SMO
Comarca e DPCAM terão mudanças em SMO com promoção de delegados
São João do Oeste realiza campanha para pacientes respeitarem agendamentos
Bônus Agrícola de 2025 será pago em conta aos produtores de Itapiranga
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina
Sine tem 382 vagas de emprego abertas em São Miguel do Oeste
Período de inscrições para concurso da Educação de SC termina nesta terça-feira
Câmara de SMO debate em audiência pública déficit habitacional e encaminha grupo para buscar soluções
PF mira esquema de cigarros eletrônicos e celulares contrabandeados em Chapecó
Aeroporto de SMO já tem data para retomada de voos
Idoso confunde pedais e bate carro em loja no centro de SMO