Duas pequenas cidades de Santa Catarina viraram fornos a céu aberto ao registrarem índice de calor de 55ºC nesta segunda-feira (3) no Estado. Apesar dos termômetrosterem marcado temperaturas de 37ºC às 14h, a umidade elevada do ar fez com que Itapiranga, no Oeste catarinense, e São João do Itaperiú, no Norte do Estado, registrassem índice de calor superior a 50ºC.
A maior temperatura foi registrada por Itapiranga. Os termômetros da cidade marcaram 37ºC às 14h, porém, a combinação com a umidade relativa do ar fez o índice de calor bater 55ºC. Em São João do Itaperiú foram 36ºC, mas o calor sentido pela população foi de 51ºC.
De acordo com a Defesa Civil, a onda de calor que começou ainda no último fim de semana deve seguir atingindo o Estado até pelo menos sexta-feira (7). As regiões que devem ser mais atingidas são o Oeste e o Litoral Sul, onde as temperaturas se aproximam e, pontualmente, passam dos 40°C.
O calor somado à disponibilidade de umidade, contribuem para o desenvolvimento de temporais muito isolados típicos de verão acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo de forma ocasional, sobretudo entre as tardes e noites, em especial no interior do estado. Tal condição também é da massa de ar quente que já atua no Sul do Brasil há alguns dias. As noites seguem abafadas e as tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses.
O que é o índice de calor?
De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor, ou heat index, em inglês, é a temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.
Através de cálculos é possível chegar a uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.
Fonte: Portal Peperi
Biblioteca de São José do Cedro reúne acervo para todas as idades e também abriga museu municipal
Bierwagens da 47ª Oktoberfest iniciam nesta quarta-feira em Itapiranga
Fernando Will avalia resultado das eleições e projeta novas parcerias para São José do Cedro
FEMUSMO começa nesta quarta em SMO com mais de 100 apresentações
Corpo de Bombeiros de Itapiranga recebe três novos militares
Mais de 33 milhões de eleitores não foram às urnas no último domingo no Brasil
Jungles Wegher avalia campanha e destaca resultado do Novo nas eleições
Programa na Rádio Itapiranga descreve história do futebol em 100 anos de Porto Novo
Operação afasta prefeito e vice e bloqueia até R$ 34,6 milhões em investigação em SC
Casal que morreu em grave acidente na BR-282 será sepultado em Saudades
Vereadora retorna antes do prazo de licença e Itapiranga volta a ter 11 na Câmara
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.741 em 2027 e reajustar benefícios do INSS