Duas pequenas cidades de Santa Catarina viraram fornos a céu aberto ao registrarem índice de calor de 55ºC nesta segunda-feira (3) no Estado. Apesar dos termômetrosterem marcado temperaturas de 37ºC às 14h, a umidade elevada do ar fez com que Itapiranga, no Oeste catarinense, e São João do Itaperiú, no Norte do Estado, registrassem índice de calor superior a 50ºC.
A maior temperatura foi registrada por Itapiranga. Os termômetros da cidade marcaram 37ºC às 14h, porém, a combinação com a umidade relativa do ar fez o índice de calor bater 55ºC. Em São João do Itaperiú foram 36ºC, mas o calor sentido pela população foi de 51ºC.
De acordo com a Defesa Civil, a onda de calor que começou ainda no último fim de semana deve seguir atingindo o Estado até pelo menos sexta-feira (7). As regiões que devem ser mais atingidas são o Oeste e o Litoral Sul, onde as temperaturas se aproximam e, pontualmente, passam dos 40°C.
O calor somado à disponibilidade de umidade, contribuem para o desenvolvimento de temporais muito isolados típicos de verão acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo de forma ocasional, sobretudo entre as tardes e noites, em especial no interior do estado. Tal condição também é da massa de ar quente que já atua no Sul do Brasil há alguns dias. As noites seguem abafadas e as tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses.
O que é o índice de calor?
De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor, ou heat index, em inglês, é a temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.
Através de cálculos é possível chegar a uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.
Fonte: Portal Peperi
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira
Incêndio atinge residência na área rural de Abelardo Luz
Grande público prestigia o desfile da Kerb-Fest em Iporã do Oeste neste sábado
Mulher fica ferida em acidente em Palmitos
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local
Cheia do Rio Uruguai interdita pontes e balsa continua sem travessia em Itapiranga
Jantar Alemão tem grande público na KerbFest de Iporã do Oeste
Temporais atingem 37 municípios e sete decretam situação de emergência em SC
Tornado mata agricultor e destrói casas em Misiones, na Argentina