A reportagem da Peperi conversou nesta semana com o coordenador do conselho da igreja matriz São Miguel Arcanjo, Itamar Bergamin, onde na oportunidade ele anunciou que os preparativos para a festa do padroeiro já estão sendo pensados.
Na oportunidade ele comentou que nesta edição haverá uma alteração, haja visto que a ideia é transformar a festa local em paroquial e citou ainda que essa mudança foi proposta pelo pároco Cleto Stülp.
Diante disso, a reportagem conversou com o padre para entender o motivo dessa mudança e ele explicou que a questão é simples, porém, complexa ao mesmo tempo.
Ele lembrou que participou no ano passado pela primeira vez da festa do padroeiro e após a realização da parte religiosa e festiva percebeu que faltou a participação da comunidade como um todo, onde houve uma reunião com o conselho no ano passado ainda e foi constatado que o momento estava concentrado apenas para os moradores da área central de São Miguel do Oeste e com praticamente nenhum envolvimento da paróquia, como deveria ser.
Ele salientou que após essa autocrítica foi elaborado um calendário com o conselho e equipe paroquial visando um extenso trabalho para ser realizado ao longo deste ano até a festa do padroeiro, celebrada em 29 de setembro, sendo que neste ano, o momento religioso vai contar com a presença do Bispo Dom Odelir Magri e a intenção é que sejam alcançados ao menos três objetivos com essa alteração no modelo de festa.
Cleto Stülp citou que o primeiro deles é tornar a festa visível para todas as comunidades abrangentes da paróquia São Miguel Arcanjo, haja visto que o santo é a identidade da paróquia como um todo.
Ele comentou que o lançamento da festa vai ocorrer no dia 12 de agosto em um almoço no salão paroquial onde cada comunidade vai receber uma imagem de São Miguel Arcanjo.
Já o segundo objetivo é celebrar a unidade na diversidade de todas as comunidades pertencentes à paróquia e o terceiro é somar forças da igreja.
Questionado sobre a programação religiosa, Cleto Stülp declarou que a a celebração de abertura dos festejos será no dia três de setembro na igreja matriz às 19h. Já nos dias oito, 15 e 22, haverá tríduo nas sedes dos municípios com a participação das comunidades vizinhas e nos dias 19, 20 e 21 o tríduo contará com a presença das equipes paroquias de Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, São José do Cedro e Guarujá do Sul, tornando a festa regional de fato.
Ele confirmou que o ponto alto da programação será no dia 29, data que é celebrado o dia do padroeiro São Miguel Arcanjo e contará com a presença do Bispo Dom Odelir, onde nesse dias todas as comunidades vão trazer o seu padroeiro para a sede da paróquia em São Miguel do Oeste.
Ele afirmou que algumas comunidades já demonstraram interesse nessa programação e destacou a importância da confraternização entre comunidades, garantindo uma participação expressiva na festa voltada ao padroeiro, São Miguel Arcanjo.
Fonte: Portal Peperi
Rotary Club Arcanjo é oficialmente inaugurado em São Miguel do Oeste
Mobilização conscientiza população sobre os direitos da pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Karatê de Campo Erê conquista sete pódios no Campeonato Paranaense
Campus da Universidade Federal no Extremo Oeste deve ter definição em até 60 dias
Governo de SC quer ampliar ensino em tempo integral para corrigir atrasos no aprendizado entre séries
SC divulga abertura de inscrição no programa Mais Verde
Caminhão atinge postes, tomba e motorista é encontrado morto em Seara
Itapiranga anuncia novidades na programação da 47ª Oktoberfest
Lar Legal Rural muda cenário para produtores, mesmo registrando atraso para regularizações
Ônibus com time de basquete de escola capota e deixa 7 mortos no Ceará
Câmara aprova moção para ampliar práticas integrativas de saúde em SMO
SC bate recorde de transplantes de rim e lidera indicadores de doação de órgãos