A 30ª Festa Regional da Carne Suína será realizada no dia sete de novembro em Itapiranga. A programação será no clube da comunidade de Santa Fé Alta. O evento surgiu para valorização da carne suína e para buscar o reconhecimento da profissão de técnico agrícola. O projeto surgiu no antigo Colégio Agrícola São José, em Sede Capela, no interior de Itapiranga. Criado na década de 1990, a Festa Regional da Carne Suína possui grande repercussão e projeta 800 jantares nesta edição.
O Presidente do Núcleo Regional dos Técnicos Agrícolas (NURTAVU), Ivan Schoeninger, destaca a importância da suinocultura para Itapiranga, com 200 suinocultores ativos, representando 35% do movimento econômico.
Schoeninger menciona que o evento vai iniciar às 20h, com fichas sendo comercializadas a R$ 50. Cita ainda a parceria com o Manchini Eventos no preparo do cardápio com carnes nobres, somente de suínos.
Conforme o ex-professor e integrante do NURTAVU, Artêmio Scalon, o melhoramento genético de suínos surgiu no Colégio Agrícola São José, em Sede Capela, interior de Itapiranga. Scalon explica que o núcleo e a Festa Regional da Carne Suína surgiram para incentivar o consumo da carne e regulamentar a profissão de técnico agrícola.
Conforme o professor, o colégio agrícola importou fêmeas reprodutoras para aperfeiçoar a genética dos suínos em Itapiranga e municípios vizinhos. Segundo ele, o projeto deu certo e atualmente a suinocultura é a principal atividade no movimento econômico de Itapiranga e em outros municípios da região.
Mundo SENAI terá atividades práticas e visitação gratuita em São Miguel do Oeste
São João do Oeste prepara série de eventos que antecedem aniversário de 35 anos
PRF registra quatro mortes e 120 acidentes nas rodovias federais de SC durante o feriado de Finados
Concurso da Polícia Militar de SC oferece 500 vagas com remuneração de R$ 9 mil
Vereadora projeta trabalho com Câmara completa em Itapiranga
Núcleo promove 30ª Festa Regional da Carne Suína neste final de semana em Itapiranga
Joaçaba recebe primeiro voo do programa VOA+SC e inaugura rota com Florianópolis
87 crianças recebem certificado do Programa Bombeiro Mirim em Descanso
Defesa Civil alerta para temporais severos e risco de enxurradas no Extremo-Oeste
Presidente da Acismo cobra segurança jurídica e fiscal para empresários
Comitiva viaja a Florianópolis e garante investimentos para Barra Bonita
Falta de gado reduz oferta em leilões e pode elevar preço da carne no Extremo-Oeste