Natural de São Miguel do Oeste, Lucas Signor Favero, de 31 anos, está entre os novos magistrados que passam a integrar o Judiciário de Santa Catarina. Ele tomou posse nesta terça-feira, 27, em Florianópolis, como juiz substituto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em cerimônia realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki.
Lucas iniciou o curso de Direito na Unoesc, campus São Miguel do Oeste, mas ainda no primeiro ano decidiu tentar uma vaga em universidade federal. Foi aprovado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, onde recomeçou a graduação do zero.
Formado em Direito em 2019, Lucas retornou à cidade natal e atuou por cerca de cinco anos em um escritório de advocacia, conciliando o trabalho com a preparação para concursos públicos. Após diversas tentativas, a aprovação veio em dezembro de 2025, com a conquista da etapa mais desafiadora do certame, a prova oral. A posse ocorreu agora, em janeiro de 2026.
Nos próximos três meses, os novos juízes e juízas passam por um período de formação e ambientação, que inclui o conhecimento da estrutura do Judiciário catarinense, visitas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, e a outros órgãos. Só depois dessa etapa é que eles escolhem as comarcas onde atuarão de forma definitiva.
Ao todo, o TJSC empossou 39 juízes e juízas substitutas, que vão reforçar o trabalho no primeiro grau de jurisdição em Santa Catarina. A solenidade contou com a presença do presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, além de outras autoridades do Judiciário, Ministério Público e OAB.
Durante o evento, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antônio Herman Benjamin, destacou a diversidade de origens dos novos magistrados. “É o Brasil que se incorpora à magistratura de Santa Catarina”, afirmou.
Familiares e amigos dos empossados acompanharam a cerimônia, que marcou o início oficial de uma nova etapa na vida profissional dos magistrados.
Fonte: Portal Peperi
Jovem morre após ser jogada sem cordas durante salto de rope jump no interior de SP
Casal fica ferido em saída de pista e capotamento na SC-305
Vini Jr. marca golaço, mas Brasil só empata com Marrocos na estreia da Copa
Homem é socorrido com grave ferimento por arma branca em SMO
Resolut Odontologia avançada é destaque no Empresas e Empresários
Ação no Calçadão conscientiza população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa em São Miguel do Oeste
Itapiranga amplia atrações no Dia D no centro da cidade
Peperi Debates discute redução da maioridade penal
São João do Oeste elabora projetos de cinco escolas para plano de contingência estadual
PM apreende mais de 118 quilos de maconha e medicamentos contrabandeados em Palma Sola
Homem ameaça dentista após negativa de atestado retroativo em São Bernardino
Fórum estadual debate políticas públicas e controle populacional de animais em Santa Catarina