Conforme a professora aposentada, Rosali Schneiders, 70 anos, as épocas mudam, e assim também mudam as formas das famílias se relacionarem e também a criação dos filhos. Ela afirma que as principais mudanças que percebe é que atualmente os filhos são planejados, o que não acontecia em anos anteriores.
As mães também não tinham acesso ao pré-natal, e os cuidados eram em casa, com chás e alimentação natural. Mãe de quatro filhos, duas em memória, Rosali recorda que poucas mães tinham médico, e os filhos nasciam no próprio lar, com o auxílio de parteiras, profissionais que muitas vezes precisavam ser buscadas em outras cidades distantes para realizar o parto.
Ela afirma que os filhos acompanhavam de perto as tarefas executadas pelos pais, a exemplo das filhas que aprendiam na prática com as mães os afazeres de casa, ou então, iam junto para a roça.
Antigamente, Rosali Schneiders conta que os casais não pensavam em transferir a educação dos filhos para creches ou escolas. Quando possível os filhos iam à escola, ou então, trabalhavam em casa com os pais.
Outro costume ensinado aos filhos, conforme Rosali, era a reza, tanto ao acordar como ao descansar a noite. Dessa forma, ela avalia que as crianças captavam a fé dos pais. Na sua juventude, a idosa recorda que trabalhou com educação infantil de 1966 até 2017, com orientações também às mães sobre o antes e o depois da gestação.
Ela chama atenção também para a mudança na forma de educar os filhos, o que antes era de responsabilidade somente da mãe, e agora é do casal.
Rosali Schneiders lembra que além das mães de sangue, biológicas, há também as mães de coração e aquelas que fazem tanto o papel de mãe como de pai.
Fonte: Portal Peperi
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho