Uma moradora de São Miguel do Oeste, Fátima Kerkoven denunciou demora na realização de uma ressonância magnética e no agendamento de retorno com neurocirurgião. Segundo ela, a situação tem prejudicado o tratamento de saúde, a realização de perícia judicial e também sua vida profissional.
Fátima relata que, no início do ano passado, precisou passar por duas cirurgias em um intervalo de cinco dias no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Nos procedimentos, foram colocados pinos de fixação na coluna cervical.
O retorno médico ocorreu em setembro. Já nesse período, conforme a paciente, foi solicitado um exame de ressonância magnética para avaliar a situação dos pinos. No entanto, segundo ela, o exame não foi agendado dentro do prazo necessário.
“Eu comecei a procurar a Secretaria de Saúde porque o prazo estava se esgotando. Mas ninguém me dava uma posição clara. Quando comecei a pressionar, falaram que a guia tinha sido extraviada”, afirma.
Ainda de acordo com Fátima, a justificativa apresentada foi de que o documento poderia ter sido perdido durante o transporte via malote. Ela diz que, mesmo assim, não houve contato imediato com o hospital para solicitar novo encaminhamento.
“Só nas últimas semanas, quando eu fui direto conversar com a secretária, disseram que tinham pedido um novo encaminhamento. Mas aí eu já tinha perdido a viagem para Chapecó porque não estava com a ressonância em mãos”, relata.
Agora, segundo a paciente, o exame está previsto apenas para junho, com retorno ao médico em julho.
Fátima também enfrenta outro desafio. Ela realiza duas sessões semanais de fisoioterapia na Unoesc e afirma que precisa do exame de imagem para dar continuidade ao tratamento.
“Eles já estão me cobrando o exame. Eu fico de mãos atadas, porque dependo do sistema público”, diz.
Segundo ela, o auxílio-doença não foi concedido e o atestado médico atual vence neste mês. O novo documento seria emitido no retorno ao especialista, o que agora deve ocorrer apenas no meio do ano.
“Eu precisava desse retorno para ter um novo atestado e apresentar na perícia judicial. Sem isso, fico numa situação complicada”, explica.
O que diz a Prefeitura
Em nota oficial, a Administração Municipal de São Miguel do Oeste informou que, após a cirurgia realizada em Chapecó, a documentação retornou ao município com solicitação de consulta de retorno, mas sem pedido formal de ressonância magnética.
Segundo a Secretaria de Saúde, quando a paciente procurou o setor, a equipe técnica identificou a necessidade do exame e entrou em contato com o Hospital Regional do Oeste para providenciar os encaminhamentos.
A Prefeitura afirma que o exame foi solicitado e agendado, seguindo o fluxo normal do sistema, com previsão de realização nos próximos dias. A Secretaria reforça que todas as providências cabíveis foram adotadas com agilidade para garantir o acompanhamento adequado da paciente.
NOTA OFICIAL
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a paciente realizou procedimento cirúrgico no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.
Após a realização da cirurgia, a documentação da paciente retornou ao município com a solicitação de consulta de retorno, porém sem o pedido do exame de ressonância magnética.
Quando a paciente compareceu à Secretaria Municipal de Saúde, foi identificado pela equipe técnica que havia necessidade da realização do referido exame. De forma imediata, os profissionais da Secretaria entraram em contato com o Hospital Regional do Oeste para confirmar a informação e providenciar os encaminhamentos necessários.
O exame de ressonância foi então devidamente solicitado e agendado. Considerando que o pedido foi formalizado neste momento, a realização do exame seguirá o fluxo normal de agendamento, estando previsto para os próximos dias.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todas as providências cabíveis foram adotadas com agilidade, garantindo o acompanhamento adequado da paciente.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga define ações de combate à violência contra crianças e adolescentes
Dia Internacional da Dança é marcado por apresentações em Itapiranga
Falta d’água atinge bairros altos de São José do Cedro durante melhorias na rede
Veículo furtado da Prefeitura de Paraíso é recuperado quase um ano depois no Paraná
Cavalo “chora” em velório do dono e emociona família em Blumenau
Menino de 7 anos morre em capotamento de automóvel na BR-282
Estudante de Medicina morta no Paraguai foi estrangulada por ex-namorado brasileiro, diz MP
Carreta carregada com farinha de trigo pega fogo na SC-305 em São Lourenço do Oeste
Relator no Conselho de Ética vota para suspender Zé Trovão e mais dois deputados por motim na Câmara
CRAS de Guaraciaba recebe grande quantidade de doações na Campanha do Agasalho
Prefeitura de SMO abre inscrições para bônus rural a partir de 1º de maio
STF aceita denúncia e torna Gustavo Gayer réu por injúria contra Lula