Dona Antonia Deckert Blank é pioneira de Mondaí, e hoje, dia 25 de junho, completa seus 105 anos de vida. Por questões de preservação da saúde considerando a situação da pandemia, a entrevista para contar sobre a história da idosa foi feita por telefone com a neta, Vanderlize Blank Willms.
Conforme Vanderlize, mesmo sem poder fazer uma festa reunindo a família para a comemoração, o aniversário da dona Antonia, também conhecida como Anita, é uma alegria para todos os familiares e amigos. Ela explica que a idosa, nascida no ano de 1915, é filha de Ernesto Deckert e Maria Da Conceição Nunes Cardoso.
Natural da cidade de Panambi, Rio Grande do Sul, dona Antonia veio com o pai e o irmão para Mondaí em uma viagem de carroça aos seus oito anos de idade, para colonizar a então chamada Porto Feliz.
Em 14 de maio de 1932 dona Antonia se casou com Arnaldo Frederico Blank, este nascido em 31 de outubro de 1907, na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul.
O casal teve treze filhos, destes, oito já falecidos. No total, dona Antonia possui 45 netos, 83 bisnetos e 41 tataranetos.
A neta Vanderlize Blank Willms explica que ao completar o centenário de dona Antonia, iniciou a montagem de uma árvore genealógica para contar a história da família. Através desta árvore, com auxílio de um aplicativo que possibilita encontrar mais parentes, foi possível identificar até a quinta geração da idosa. A árvore genealógica contempla nomes, datas e locais de nascimento, além de cidades de origem dos antepassados.
Hoje dona Antonia está acamada em função de questões físicas e tem problemas de audição, mas está bem lúcida, fala os idiomas alemão e português, recorda dos fatos e lembra das pessoas.
Fonte: Portal Peperi
Idoso fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga
Três internos são isolados após suspeita de catapora no Presídio de São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste realiza 4º Fórum Municipal da Pessoa Idosa
Jorginho Mello defende respeito às urnas após derrota de Flávio Bolsonaro
Chuvas interditam estrada e levam Descanso a decretar situação de emergência
SC amplia para R$ 2,5 milhões limite mensal de créditos de ICMS para produtores rurais
El Niño pode provocar chuva acima da média no Oeste de SC até janeiro
Inicia nesta quinta-feira Feira do Livro de São João do Oeste
SC Rural 2 recebe 1.352 propostas de agricultores e pescadores de SC
Valdemar diz que 'ninguém aprovou' carta de Flávio Bolsonaro
Prefeitura autoriza construção de novo Supermercado Bonno ao lado da Havan em SMO
Nove escolas participam do primeiro torneio de robótica na Unoesc em SMO