Foi sancionado nesta segunda-feira, 27, pelo governador Carlos Moisés da Silva o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que proíbe o corte do fornecimento de água, energia elétrica e gás até dezembro de 2020. Pelo texto, as contas de março e abril podem ser pagas em 12 parcelas a partir da tarifa de maio. A medida foi aprovada por conta da crise do coronavírus.
O único artigo vetado pelo governo foi o que as empresas distribuidoras de energia elétrica e gás poderiam postergar o recolhimento do ICMS por 12 meses consecutivos, no montante de 5%, a partir de maio de 2020. A justificativa do Executivo é que o trecho é inconstitucional.
O projeto original foi de autoria do deputado Altair Silva (PP), com inclusão de uma proposta de Luiz Fernando Vampiro (MDB) e emenda substitutiva global dos 40 parlamentares. Outros dois conteúdos semelhantes também haviam sido apresentados por Ivan Naatz (PL) e Kennedy Nunes (PSD).
Outro projeto sancionado nesta segunda-feira foi o que proíbe a demissão de professores ACTs no Estado. A proposta é válida no período de vigência do decreto de calamidade pública editado pelo poder Legislativo, com efeitos até 31 de dezembro. A medida é válida para os profissionais com contrato vigente em 20 de março de 2020.
Fonte: Portal Peperi
São Miguel recebe etapa estadual dos Jesc com participação de 690 escolas
Santa Catarina registra 44 mil castrações pelo programa Pet Levado a Sério
São Miguel do Oeste tem 194 vagas de emprego abertas pelo Sine
Polícia Científica divulga resultado final de concurso para Perito Criminal em SC
Crédito fundiário beneficia 41 famílias de agricultores em SC
Guaraciaba promove curso sobre manipulação segura de alimentos no dia 9
Quedas geram mais de 7,3 mil atendimentos do Samu em 2026
Mulher é agredida pelo ex-companheiro em Dionísio Cerqueira
Deputado retira assinatura e CPI do cão Orelha é barrada na Alesc
Operação mira investigado por crimes sexuais infantis na internet em Chapecó
Levantamento inédito em SC quer mapear crianças que ficaram órfãs após casos de feminicídios
Frio de -9,1°C congela a paisagem na região mais fria do Brasil em dia de inverno rigoroso