O vendaval que atingiu a comunidade de Linha Cotovelo, no interior de Itapiranga, por volta das 14 horas de terça-feira, 27, foi provocado por uma forte tempestade convectiva. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, essa situação do tempo foi proporcionada pela propagação de uma célula convectiva explosiva aliada a uma baixa pressão e perturbações de ondas curtas nos níveis médicos e altos da atmosfera.
O meteorologista Ronaldo Coutinho explicou que trovoadas com deslocamento rápido provoca situações parecidas como chuvas intensas e granizo características do clima. Coutinho cita que normalmente a tempestade atinge áreas desabitadas, e neste caso, os danos foram provocados em uma área muito localizada. Não é descartada uma micro-explosão ou tornado, mas este fenômeno ainda não foi confirmado.
Na Linha Cotovelo, o fenômeno provocou destelhamento, queda de árvores e falta de energia. Foram várias ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros. Em torno de 15 árvores foram cortadas que obstruíam a via e distribuídos aproximadamente 150 metros quadrados de lona. Uma residência ficou totalmente destelhada.
A Polícia Militar, Celesc e a Prefeitura de Itapiranga auxiliaram na ocorrência. Os danos registrados foram materiais, felizmente ninguém ficou ferido.
Nesta quarta-feira, 28, o prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, esteve em Linha Cotovelo para verificar de perto os danos causados pelo vendaval e prestando auxílio às famílias atingidas.
- Matéria relacionada:
Fonte: Portal Peperi
México vence na estreia da Copa do Mundo 2026
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos