Uma Portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira, 7, suspende até março de 2025 a criação de novos cursos de Direito na modalidade EAD. Esta é a quarta vez que o CFOAB atua para evitar a abertura de novos cursos Direito antes da implantação de medidas que melhorem a qualidade do ensino jurídico brasileiro.
Os cursos EAD, ou “à distância”, ganharam novo impulso com a pandemia – mas são criticados por especialistas, que avaliam que a modalidade não se aplica a todas as áreas e que há risco de má formação e profissionais.
O próprio MEC já atestou que um terço dos cursos privados de Direito no Brasil não atendem os requisitos básicos para a formação dos estudantes – o que fez a Ordem requerer o fechamento de cursos presenciais que operam sem condições mínimas adequadas para formar alunos.
– Reafirmamos nossa posição pelo fechamento de cursos de Direito que não atendam requisitos mínimos de qualidade, assim como, nossa contrariedade à graduação na modalidade 100% EAD. Não somos contra a tecnologia ou a modernização do ensino, mas sim, contra a abertura indiscriminada de novos cursos de direito num país que conta com mais de 1.500 vagas ociosas – reiterou o vice-presidente nacional da OAB, o catarinense, Rafael Horn.
Fonte: Portal Peperi
Colisão deixa três pessoas feridas na via periférica da BR-163 em São José do Cedro
PM recupera veículo furtado e prende suspeito após perseguição em São Miguel do Oeste
PM recupera em Maravilha veículo furtado durante a madrugada em Tigrinhos
PM prende quatro pessoas e apreende drogas em bar de Maravilha
Três pessoas são presas após PM recuperar veículo furtado no Paraná na BR-282
Mulher fica ferida após sofrer queda de motocicleta em Campo Erê
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste