Uma Portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira, 7, suspende até março de 2025 a criação de novos cursos de Direito na modalidade EAD. Esta é a quarta vez que o CFOAB atua para evitar a abertura de novos cursos Direito antes da implantação de medidas que melhorem a qualidade do ensino jurídico brasileiro.
Os cursos EAD, ou “à distância”, ganharam novo impulso com a pandemia – mas são criticados por especialistas, que avaliam que a modalidade não se aplica a todas as áreas e que há risco de má formação e profissionais.
O próprio MEC já atestou que um terço dos cursos privados de Direito no Brasil não atendem os requisitos básicos para a formação dos estudantes – o que fez a Ordem requerer o fechamento de cursos presenciais que operam sem condições mínimas adequadas para formar alunos.
– Reafirmamos nossa posição pelo fechamento de cursos de Direito que não atendam requisitos mínimos de qualidade, assim como, nossa contrariedade à graduação na modalidade 100% EAD. Não somos contra a tecnologia ou a modernização do ensino, mas sim, contra a abertura indiscriminada de novos cursos de direito num país que conta com mais de 1.500 vagas ociosas – reiterou o vice-presidente nacional da OAB, o catarinense, Rafael Horn.
Fonte: Portal Peperi
Veja como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo 2026
Detento tenta fugir durante atendimento odontológico em Maravilha, mas é recapturado minutos depois
Esporte e Cidadania: O Impacto dos 20 Anos de Kickboxing e Muay Thai em Campo Erê
Centro Espírita Seara da Fé celebra 43 anos com programação em SMO
Conferência Regional do Vereador Mirim terá mais de 100 participantes em Tunápolis
Vereadores solicitam estudo para criação de Arena Multiuso no Campo Montese em SMO
Homem fica ferido em queda de moto na ITG-070
Extremo Oeste deve reduzir em até 25% a área de trigo nesta safra, aponta Epagri
Município inaugura Sala do Empreendedor na Acismo no dia 29 de junho
Motociclista fica ferido em colisão no centro de São Miguel do Oeste
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga