Lula anuncia substituto de Alckmin no comando do Ministério do Desenvolvimento

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Lula anuncia substituto de Alckmin no comando do Ministério do Desenvolvimento
Foto: Ricardo Stuckert, Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta Márcio Elias Rosa como o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio. Tadeu Alencar foi o escolhido para comandar o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O anúncio foi feita nesta sexta-feira, 3, em publicação de edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Márcio, que era secretário-executivo do ministério, substitui Geraldo Alckmin, que deixou o cargo para ser candidato à vice-presidente da República.

Quem é o novo Ministro do Desenvolvimento

Márcio Elias já foi secretário de Justiça e Cidadania de Alckmin no governo de São Paulo (2016-2018). Desde o início do atual mandato, é considerado o “número 2” do ministério e integra o quadro de confiança do ex-ministro e atual vice-presidente.

O novo ministro é formado em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e foi membro do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Por dois mandatos, foi procurador-geral de Justiça do Estado (2012 a 2014 e 2014 a 2016).

Troca no Ministério do Empreendedorismo

O presidente Lula também nomeou Tadeu Alencar para chefiar o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Tadeu era secretário-executivo da pasta.

Filiado ao PSB, ele possui vínculos com o presidente nacional da sigla, o governador de Pernambuco, João Campos. Ainda, já foi deputado e secretário do Ministério da Justiça.

Fonte: NSC Total

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi