Quinze famílias da comunidade de Linha Aparecida, em Iporã do Oeste, recebem na tarde desta quinta-feira, 24 de julho, os títulos de propriedade por meio do programa Lar Legal Rural. A cerimônia contou com autoridades locais e regionais.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Klein, esta é a primeira etapa do Lar Legal Rural no município. A iniciativa atende famílias que ocupavam imóveis sem escritura individual, muitas vezes adquiridos por contrato, em áreas rurais que não atendiam aos requisitos mínimos para o registro convencional.
Implantado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 2023, o programa busca regularizar imóveis de famílias que vivem há anos em áreas rurais consolidadas, mas ainda sem documentação definitiva. Com a matrícula do imóvel, os proprietários passam a contar com segurança jurídica e podem acessar financiamentos, regularizar construções e realizar outros procedimentos que exigem a comprovação da propriedade.
Na comunidade de Linha Aparecida, o processo incluiu levantamento topográfico e diversas etapas técnicas e administrativas até a emissão das escrituras. O modelo catarinense é considerado referência nacional e já inspirou iniciativas semelhantes em outros estados.
O município também mantém processos de regularização em andamento nas comunidades de São Lourenço, Linha Letras e outras localidades. A expectativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é concluir novas etapas do Lar Legal Rural nos próximos meses, ampliando o número de famílias beneficiadas com a regularização fundiária.
Motociclista fica em estado grave em colisão com ambulância do SAMU em São Miguel do Oeste
Jovem fica ferida em saída de pista na SC-163
Polícia Civil e Polícia Militar cumprem mandado de busca e apreensão em investigação de tráfico de drogas em Itapiranga
Flávio Bolsonaro afirma que PF determinou entrega de passaportes após visita ao pai
Reeleição de Lula provoca queda histórica na Bolsa e dispara dólar
Trump diz que eleição brasileira pareceu fraudada, mas afirma gostar de Lula
Alagamentos causam prejuízos a morador e prefeitura articula solução no bairro Santa Rita
TJSC mantém preferência de vagas para filhos de militares em colégios de SC
Polícia Penal de SC recebe 18 novas viaturas e 800 pistolas Glock
Santa Catarina pode registrar temperaturas abaixo de 4°C nesta terça-feira
Piloto de balão que caiu em SC e matou oito pessoas é denunciado pelo MP
Lula conquista 72% dos votos em cidades mais dependentes do Bolsa Família