La Niña deve ser marcada por chuvas abaixo da média em Santa Catarina

Por João Bresolin, São Miguel do Oeste

Compartilhar
La Niña deve ser marcada por chuvas abaixo da média em Santa Catarina
Foto: João Bresolin/Portal Peperi

Oficialmente a estação do outono começou no último dia 20 em todo o Brasil e vai seguir até meados do mês de junho, quando começa o inverno brasileiro.

A estação é marcada pela transição do calor para dias mais agradáveis e consequentemente mais frios, especialmente na região Sul do país.

Conforme o engenheiro agrônomo da Climaterra de São Joaquim, Ronaldo Coutinho, as próximas semanas devem ser marcadas pelo calor com alguns momentos de leve frio, especialmente na parte da manhã, aumentando a queda nas temperaturas em maio, quando podem ocorrer as primeiras geadas mais abrangentes.

Já em relação ao La Niña, ele explicou que neste ano, o fenômeno deve ser o mais forte já registrado na história com chuvas acima da média em abril e abaixo em maio, sendo que, na totalidade, o volume de chuvas deve ser baixo em quase todo o outono e inverno visto as chuvas irregulares em todo o período.

Segundo ele, a La Niña é marcada por extremos, sendo nesse ano frio intenso e pouca chuva, causando grandes chances de estiagens severas na região Sul do Brasil.

Coutinho comentou que por conta disso, o frio deve começar mais cedo que o tradicional e alertou para as mudanças bruscas de temperatura que podem afetar a saúde.

Ele alertou ainda sobre a economia de água na agricultura durante o inverno visto o baixo volume de chuvas que deve ser registrado.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi